Projeto E-lixo arrecada mais de quatro toneladas em seu segundo dia de coleta – Campus Umuarama

Projeto E-lixo arrecada mais de quatro toneladas em seu segundo dia de coleta

Em seu segundo dia de coleta, os organizadores comemoram o sucesso do projeto E-Lixo, quando foram arrecadadas 4.970 toneladas de aparelhos obsoletos e sucata eletrônica. O ponto de coleta foi próximo ao SESC, onde é realizada a feira do produtor, na última sexta-feira (01/06). A população atendeu ao chamado levando computadores, televisores, aparelhos de celular, rádios, videocassetes, pilhas, entre outros. O material passará por uma triagem e o que der para ser reaproveitado será doado a entidades assistenciais; o restante terá o descarte correto.

O projeto continuará arrecadando equipamentos eletrônicos em mais duas sextas-feiras, sendo:
Dia 15 de junho: Praça Tamoio
Dia 22 de junho: Praça Santos Dumont.

O IFPR – Instituto Federal do Paraná Câmpus Umuarama é parceiro da ação lançada pelo Sescap/PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná) e que está na segunda edição. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, Unipar, Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama), empresa PARCS-Recicladora de Lixo Eletrônico e Asucmar (Associação Umuaramense de Catadores de Materiais Recicláveis).

Segundo a coordenadora do projeto, professora Elaine Augusto Praça: ”Para o IFPR, é uma oportunidade ímpar de colaborar com a conscientização e preservação ambiental no que diz respeito ao correto descarte deste tipo de “lixo”. E ao mesmo tempo, contribui com a formação acadêmica dos estudantes, do curso técnico em informática, fazem parte da etapa de triagem, e executam as tarefas de conserto e manutenção dos equipamentos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”.

Cunho Ecológico

Neste ano, o projeto E-lixo tem uma novidade. Além de tirar o lixo eletrônico do meio ambiente, evitando que peças e equipamentos sejam descartados na natureza, os organizadores vão destinar 100 mudas de árvores nativas a cada tonelada de material recolhido para serem plantadas no munícipio. “Com essa iniciativa queremos sensibilizar a população e bater o recorde do ano passado, quando o projeto 16 toneladas de material”, afirma Andressa Almeida, assistente administrativa do Sescap, que acompanhou os trabalhos na Praça Miguel Rossafa.

Confira as fotos no facebook do câmpus.