IFPR Câmpus Umuarama Atenderá Novos Bairros em 2013 Através do Programa Mulheres Mil – Campus Umuarama

O Projeto Mulheres Mil foi desenhado a partir da observância das diretrizes do governo brasileiro em torno da redução da desigualdade social e econômica de populações marginalizadas e do compromisso do país com a defesa da igualdade de gênero.
Estruturado em torno dos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, o projeto tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade, permitindo-lhes melhorar o seu potencial de mão-de-obra, suas vidas e as vidas de suas famílias e comunidades. A partir da oferta de cursos de formação personalizados, o projeto trabalha o processo de emancipação dessas mulheres, que, cientes de seus direitos e capacidades, podem se tornar sujeitos ativos na construção de um novo itinerário de vida, galgando espaços cada vez maiores na sociedade e promovendo o desenvolvimento de sua comunidade.
O projeto Mulheres Mil é desenvolvido atualmente em 8 cidades do Paraná e na cidade de Umuarama e é estruturado em três módulos:
Módulo 1: Escolarização básica em português, matemática e informática;
Módulo 2: Interesses da mulheres, onde as mesmas recebem noções de saúde, cidadania e desenvolvimento sustentável e,
Módulo 3: Profissionalização, o qual, para a turma de 2011-12 ofereceu os cursos profissionalizantes de Panificação/ Confeitaria e de Manicure/ Pedicure.
Já para a próxima oferta (2012-2013) serão ofertados os cursos de: Processamento de Alimentos, Artesanato, Assistente de Cabeleireiro, Panificação/ Confeitaria, Maquiador e Manicure/Pedicure, sendo que cada aluna poderá optar por um dos cursos, dentro do limite das vagas.
Para a turma de 2012-2013, haverá auxílio-transporte e alimentação além da garantia de material escolar e profissionalizante.
Os bairros a serem atendidos, conforme indicação do CRAS são: D. Pedro I e II, Ouro Branco, Irani, Panorama, Alvorada/ Multirão, Sonho Meu além de alunas encaminhadas pelo CRAM. O recrutamento ocorrerá no mês de outubro diretamente nos bairros e maiores informações podem ser obtidas junto ao IFPR (3361-6200/ 6202) e CRAS.

Gestoras: Marcela M. Terhaag e Stella Alonso Rocha