IFPR Câmpus Umuarama Participará do Circuito Nacional do Dia Internacional da Animação – Campus Umuarama

Notícias

IFPR Câmpus Umuarama Participará do Circuito Nacional do Dia Internacional da Animação

Publicado em

Copiado!

No dia 28 de outubro Umuarama participará do circuito nacional do Dia Internacional da Animação juntamente com outras 200 cidades brasileiras e mais de 30 países.
Serão exibidos curtas de animações nacionais e internacionais, para diversos públicos, gratuitamente, no Centro Cultural Schubert.

Às 15h30 acontecerá a mostra infantil.
Às 17 horas serão exibidos os curtas para maiores de 14 anos, com sessões específicas para deficientes visuais e auditivos.
Às 19h30 acontecerá a mostra para maiores de 16 anos.

Clique aqui e veja os curtas a serem exibidos no evento, com a classificação indicativa!

Serão feitas declarações para os que precisarem comprovar participação em atividades culturais.

A realização do evento em Umuarama é devido a uma parceria do Núcleo Regional de Educação, Instituto Federal do Paraná e Fundação Cultural Schubert.

Sobre o Dia Internacional da Animação

No dia 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Para comemorar esta data a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012, o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. No Brasil, o evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. O DIA tem o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura– Lei Rouanet, e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração no demais países participantes.

Em sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro haverá exibições em mais de 200 cidades do país. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

Em 2012 foram inscritos 80 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foramselecionados12 para o programa oficial brasileiro com classificação indicativa de 14 anos, outros 12 para a classificação de 16 anos e 15 curtas infantis. Este ano pela primeira vez a mostra terá audiodescrição, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência visual, síndrome de down e autismo, e legendagem em closed caption para pessoas com deficiência auditiva, todos com classificação indicativa para 14 anos.

O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

 

 

Topo