Últimos dias para inscrições no Processo Seletivo 2013 do IFPR – Campus Umuarama

Últimos dias para inscrições no Processo Seletivo 2013 do IFPR

Termina às 16h do dia 1º de novembro o prazo de inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Para o ano de 2013, os 14 câmpus do IFPR ofertam mais de três mil vagas em 71 cursos técnicos e 17 cursos de graduação presenciais em diversas áreas do conhecimento. O Instituto Federal do Paraná tem unidades nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama. A taxa de inscrição é de R$ 30. O pagamento do boleto bancário pode ser efetuado até o dia 1º de novembro.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.ifpr.edu.br. Para os candidatos sem acesso à internet, o Instituto disponibiliza computadores e profissionais para auxiliar na inscrição. Para isso, basta que os candidatos procurem qualquer um dos câmpus do IFPR, nos horários e endereços indicados no Edital 006/2012, que rege o processo seletivo.
Das vagas oferecidas para cada curso no Processo Seletivo 2013, 20% serão de inclusão racial, destinadas a estudantes de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Outros 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas.
Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão racial, social, ou às vagas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência os candidatos que já possuem curso superior.
Provas
O Processo Seletivo será realizado simultaneamente em Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Palmas, Paranavaí, Umuarama e Telêmaco Borba, em uma única fase no dia 16 de dezembro de 2012, no turno da tarde, das 14h ás 18h. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.
Para o ingresso nos cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos técnicos subsequentes, e também para os cursos superiores, irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio.
Resultados
A lista de classificados no Processo Seletivo 2013 será divulgada até o dia 18 de janeiro de 2013. Após esta data, os candidatos poderão solicitar a revisão do documentos, por meio de recurso. O resultado final será divulgado no dia 1º de fevereiro de 2013. Para consultar as demais datas relacionadas ao Processo Seletivo, o edital está disponível na página https://reitoria.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013.
Cursos

A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2013, disponível para download no site da instituição.
O IFPR

O IFPR é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicâmpus e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. “Nosso diferencial é que estamos interiorizados, o que oportuniza facilidade de acesso e a criação de cursos voltados às realidades regionais”, afirma o reitor do IFPR, Irineu Colombo.