Cia de Dança do IFPR Umuarama Apresentou-se no Espetáculo de Dança do Ballet Thaís Lavos – Campus Umuarama

Notícias

Cia de Dança do IFPR Umuarama Apresentou-se no Espetáculo de Dança do Ballet Thaís Lavos

Publicado em

Copiado!

O grupo Arte Flamenca, da Cia de Dança do IFPR Umuarama, apresentou-se como convidado no espetáculo de dança do Ballet Thaís Lavos, no teatro Neiva Pavan, no sábado (10). O grupo estreiou uma nova coreografia de dança indiana moderna com a participação de dez casais ao som da música tema do filme Salaam-e-Isqh, os coreógrafos, Máriam Trier, Kahiqui Ortiz, Milene Ribeiro e Eduardo Fernandes, inspiraram-se no próprio filme para criar os passos indianos característicos, assim como para a confecção dos figurinos.
“A dança indiana clássica é uma da mais ricas em expressões corporais com posturas simbólicas relacionadas ao hinduísmo. Nesta coreografia, foram utilizados alguns movimentos clássicos, mas como a música é moderna, foram misturados elementos de danças urbanas e danças de salão”.
Preparação
A preparação para as festas indianas é intensa, pois são muitos os detalhes envolvidos na simbologia, principalmente para as mulheres. O traje é composto de uma saia básica, blusa de manga curta e um saree, um grande lenço que envolve todo o corpo e quando preso, parece um vestido. Além disso, são utilizados muitos acessórios, como brincos, piercings, pulseiras, anéis, tornozeleiras e bindi, uma pedra utilizada entre as sombrancelhas. A maquiagem também é característica, com o olhar bem marcado, e as tradicionais tatuagens de henna nas mãos. “Cada bailarina levou cerca de 3 horas para se preparar”.
História
A ideia de fazer a coreografia surgiu quando foi exibido o filme Salaam-e-Isqh pelo projeto IFPipoca, em 2011. O filme conta a história de seis casais indianos em diversas fases do relacionamento, além de muita música e dança. “Como o flamenco surgiu da fusão de diversas culturas, como espanhola, árabe, indiana, cigana e até russa, pensou-se em resgatar as origens flamencas nesta homenagem à Índia.”  O grupo ensaiou por 4 meses para obter o resultado apresentado.
Os bailarinos foram: Alessandra Pedrangelo, Ana Júlia Crivoi, Anderson Mello, Eduardo Fernandes, Eveline Navarro, Fabrício Festa, Flávio Dias, Kahiqui Ortiz, Kelly Freitas, Luiz Fernando Freitas, Junior Nazareth, Marcos Cestari, Mariana Pereira, Máriam Trier, Milton Castro, Milene Ribeiro, Rafael Madeira, Silvana Moura, Stella Alonso e Vanessa Benício.
As fotos e filmagens foram feitas pelo próprio grupo.

A Cia de Dança conta com o apoio dos seguintes patrocinadores: IFPR, Fundação Cultural Schubert, Leve Pizza, Sorvetes Guri e O Boticário..

Veja o vídeo da apresentação e as fotos no Facebook do câmpus.

Topo