IFPR Câmpus Umuarama Promove Atividades de Sensibilização – Campus Umuarama

IFPR Câmpus Umuarama Promove Atividades de Sensibilização

No dia 23 de outubro de 2012, professores e funcionários do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Umuarama, participaram de uma palestra que tratou da apresentação dos trabalhos realizados pela Escola de Educação Básica na Modalidade da Educação Especial Nice Braga – APAE Umuarama – que atende alunos com deficiência intelectual. Para a realização deste evento, colaborou a professora Eliana Cerci, com grande experiência na área, proferindo a palestra sobre A Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho e também sobre os diversos atendimentos que a escola oferece nesta área.

Esta foi mais uma ação vinculada às atividades do NAPNE (Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais) que objetiva criar na instituição a cultura da “educação para convivência e aceitação da diversidade” bem como facilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas por intermédio da implantação de políticas para o atendimento aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais.
Este trabalho de sensibilização contou com a participação dos docentes, direção, equipe técnica pedagógica e administrativa.

Para ilustrar os resultados deste trabalho, colhemos depoimentos de alguns participantes:

Acreditamos que esta atividade foi muito importante no sentido de trazer esclarecimentos a respeito das possibilidades de atendimentos às pessoas com deficiência intelectual, bem como a inclusão delas no mercado de trabalho”.

A palestra sobre “A inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho”, ministrada pela professora Eliane Cerci, foi muito importante para acabar com mitos criados pela sociedade, que pessoas com deficiência intelectual têm extrema dependência e incapacidade para execução de tarefas. Acredito que a maior dificuldade a ser enfrentada no processo de inclusão está no preconceito, e palestras como essa que tivemos, vêm para derrubar barreiras e mostrar que todos devem ter seu lugar no mercado de trabalho.

A palestra sobre deficiência intelectual, foi de suma importância a todos nós docentes do ensino dito “normal”.

Podemos aprender que um aluno pode ter deficiência intelectual, mas apresentar um grande destaque em outras aptidões, como em atividades esportivas, artísticas, de trabalho manual. Além disso, estas pessoas podem trabalhar em estabelecimentos de diversas áreas, tendo seu desempenho preservado e, muitas vezes, o fazem com muita qualidade.

É surpreendente como o ser humano, mesmo nas suas deficiências, pode manter uma qualidade de vida saudável, desde que a sociedade os respeitem, os dê oportunidade e os entenda.