Seminário de Filosofia – IF SOPHIA Abordou Diversos Temas Sobre Filosofia, Educação e Autonomia – Campus Umuarama

O IFPR Câmpus Umuarama realizou neste sábado dia 01 de dezembro no Campus III da Unipar por meio do projeto de extensão IF-SOPHIA, o Seminário de Filosofia com diversas mesas de debates em torno do tema, Filosofia, Educação e Autonomia, vários professores apresentaram as conferências dentre eles Ester Maria Dreher Heuser, Rosalvo Schüzt, Daniel Salésio Vandresen e José Mateus Bido. Além das apresentações das mesas houve diversas apresentações artísticas, tais como: Dança Flamenca, Dança do Ventre, Dança Indiana, Forró e ainda também dramatização de poesia de Castro Alves bem como apresentação de música ao vivo.
Participaram do evento cerca de 200 pessoas de várias regiões do Estado representando diversas instituições de ensino. IFPR Câmpus de Assis – Chautebriand e Paranavaí, Unioeste, Unicentro, UEM, Unipar, Unespar, Faculdade Global, Faculdade Alfa, Faculdade Bagozzi, Colégios da Rede Estadual do Paraná e Colégio SESI.
As atividades do seminário iniciaram as 08h00min com o credenciamento e abertura e contou com a presença das autoridades do IFPR, NRE, APP, SESC que prestigiaram o evento durante o dia todo. No período da manhã foram discutidos dois autores Foucault e Deleuze numa perspectiva de uma possível mudança na concepção de ensino de filosofia, texto ligado a primeira discussão da construção das DCes de Filosofia da SEED/PR e também houveram questões polêmicas em torno da nova matriz curricular apresentado como proposta pela Secretário de Educação do Estado do Paraná que propõe a redução da carga horária das disciplina de Filosofia, Sociologia e Artes.
O Câmpus Umuarama juntamente com o Núcleo Regional de Educação e as empresas que apoiaram o evento ofereceu um Buffet aos participantes, foram sorteados vários livros cumprindo com um dos objetivos do projeto que é de promover leituras e aproximação da comunidade com o conhecimento filosófico.
No período vespertino foram apresentados os pensadores da Escola de Frankfurt em relação à educação, emancipação e crítica social fechando as mesas de debates. As atividades do dia foram encerradas às 17h30min.

Agradecemos a todos que tornaram possível esse evento acontecer:
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE PARANAENSE
UNIOESTE/CAMPUS TOLEDO
APP – SINDICATO/NÚCLEO SINDICAL DE UMUARAMA
SESC – UNIDADE DE UMUARAMA
PROJETO ESCRILEITURAS/OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO UNIOESTE/TOLEDO
PROGRAMA FAÇA ARTE DO IFPR CÂMPUS UMUARAMA:
PROJETO DE EXTENSÃO – ARTE FLAMENCA
PROJETO DE EXTENSÃO – ÁREA DE FORRÓ
PROJETO DE EXTENSÃO – GRUPO DEUSAS DO VENTRE
ACADEMIA MOURAOENSE DE FILOSOFIA
LATCO ALIMENTOS – CRUZEIRO DO OESTE – PR
ZAELI ALIMENTOS – UMUARAMA-PR
FLORICULTURA DA SATUKI – UMUARAMA-PR
REDE FARMA – ASSOCIADAS REDES DE FARMÁCIAS

Confira as Fotos no Facebook do Câmpus.