Alunos de Agronegócios do IFPR Umuarama desenvolveram trabalho na Exposição agropecuária de Umuarama – Campus Umuarama

Os estudantes Antonio Carlos Franzoi Junior, Caroline Galego Comar, Cleyton Pedro Fernandes Gonçalves, David Francis de Souza, Dimas de Assis Ribeiro e Weritis Martins D’Aquila, acompanhados pelo professor Tarcisio Miguel Teixeira, estiveram em visita à Expo-Umuarama. A atividade didática fez parte da disciplina de Fundamentos do Agronegócio. A equipe entrevistou o Sr. Sidclay Gabarrão, vice-presidente da Sociedade Rural de Umuarama e presidente da Olimpíada do Leite.

IFPR – Sobre o mercado de gado bovino leiteiro, qual é a importância da Feira Expo Umuarama neste segmento?

Gabarrão – A atividade leiteira é ainda uma das poucas atividades que mantém o homem no campo, um dos objetivos deste evento é que o produtor tenha acesso e consiga produzir genética em sua propriedade que propicie um melhoramento de seu plantel, aumentando a produção de sua propriedade. Para isso criamos há 14 anos a Olimpíada do Leite, seu início foi com a participação de 14 animais e hoje já conta com mais de 500 animais, superando nesta feira a exposição de animais de corte. Neste início a produtividade de nossa região era em torno de 87 milhões de litros de leite e já em 2012 nossa média já ultrapassa 180 milhões. Este evento tem fortalecido o setor e hoje já colhe seus frutos, mas ainda é um começo, os produtores começaram a investir, a produtividade quase que dobrou, mas o rebanho não aumentou, isso foi devido à qualidade dos animais ,” temos muito trabalho pela frente”. O produtor que participa da Olimpíada tem seus animais expostos na prova que quantificam a produção de leite por animal e outras qualidades dos animais de raça leiteira em um evento que é vitrine para mais de 7.000 pessoas que vem a feira diretamente e ainda podem ser vistos através de uma revista exclusiva do evento que circula em toda a região. Assim, possíveis compradores carentes de plantel desta qualidade, vão a busca do produtor que pode vender seus animais a um valor agregado que pode viabilizar o produtor que está desenvolvendo este trabalho em sua propriedade.  Com este incremento o produtor poderá ainda vender o excedente de seus animais agregando melhor preço nos animais.

IFPR – Quais são os valores negociados nesta feira?

Gabarrão – Hoje a atividade leiteira tem despertado grande interesse inclusive em produtores que tem seus plantéis de animais de corte, a atividade consegue proporcionar uma renda mensal para a propriedade. A necessidade de boas pastagens aliada a animais de bom desempenho tem aquecido o mercado de animais. Na região uma novilha de boa qualidade que valia no máximo R$ 3.500,00 foi arrematada em um leilão por R$ 10.000,00. Isso não é regra, mas é um bom indicador do mercado. Atualmente esperamos somente na atividade leiteira fazermos um faturamento em torno de R$ 350.000,00 em negócios diretos na feira, mas o volume é certamente o dobro, pois muitos produtores acabam fazendo negócios fora da feira devido aos valores pagos em comissão e ainda ocorrem bons negócios após o término da feira.

IFPR – Qual a sua opinião sobre a feira?

Gabarrão – Estamos felizes com os resultados conseguidos a cada ano, em especial neste ano onde a atividade leiteira tomou boa parte dos animais expostos, com animais de excelente produtividade. Este resultado mostra que em nossa região, com tecnologia, também podemos ter bons cruzamentos adaptados a nossa região. A modernização das feiras agropecuárias tem mudado o foco dos organizadores, fazendo com que as feiras percam sua essência dando origem a grandes festas e mega shows. E, para poder custear toda essa estrutura, são cobrados ingressos inibindo a presença dos produtores com suas famílias uma vez que o custo é alto. Precisamos resgatar a feira de portões abertos totalmente, para que o produtor possa vir a qualquer hora com sua família ver os animais, maquinários, assistir palestras. Pois, desta maneira, eles obterão novos conhecimentos para aplicar em sua propriedade, terão livre acesso à feira, às linhas de crédito para a aquisição de animais e outros bens. Estamos ainda pensando em uma maneira de fazer uma feira com este perfil, deixando os shows e eventos culturais de forma isolada, para aqueles que tenham interesse, paguem por isso.