Estudantes do Intregrado em Química Participam da VII Mostra Brasileira de Foguetes e XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronaúti​ca – Campus Umuarama

Nos dias 09 e 10 de maio de 2013, alunos do técnico em química integrado ao ensino médio do IFPR Câmpus Umuarama estarão participando pela primeira vez da VII Mostra de Foguetes (MOBFOG) e XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronaútica, respectivamente. A MOBFOG tem por objetivo incentivar os estudantes a construírem foguetes, confeccionados com materiais de baixo custo, como garrafas pet, canos de pvc, arames etc., onde o combustível de propulsão do foguete será a reação do acido acético com o bicarbonato de sódio. Deste modo, os estudantes poderão colocar em prática conceitos de física como ação e reação, centro de massa, pressão, aerodinâmica e lançamento oblíquo, além da interdisciplinariedade com a química. Os estudantes estão a mais de um mês projetando, calculando, testando soluções diferentes para que os foguetes tenham um máximo alcance desde a base de lançamento até a aterrissagem. Os nomes dos participantes da melhor equipe do câmpus serão enviados para a comissão julgadora nacional onde selecionaram as 100 melhores equipes do Brasil, e estas serão convidadas a participarem da V Jornada de foguetes, em outubro de 2013 na cidade Barra do Piraí, RJ. A premiação para os projetos dos foguetes serão medalhas e certificados, e os melhores colocados e selecionados receberão bolsas de iniciação científica Jr. pelo CnPQ.

O local de lançamento dos foguetes será no estadio Lúcio Pepino, na cidade de Umuarama -PR, às 13h30m do dia 09/05/13.

Já as provas da XVII OBA será realizada, em fase única, no dia 10/05/13, às 15h, no próprio câmpus.

Os dois eventos são organizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e Instituto de Física da UERJ.

Veja a reportagem, na 2ª Edição do Paraná TV, dessa quinta-feira (09) aqui.