Alunos do PRONATEC realizam pesquisa de campo em Umuarama e Microrregião – Campus Umuarama

Alunos do PRONATEC realizam pesquisa de campo em Umuarama e Microrregião

A turma Pronatec do Curso de Auxiliar Administrativo 2013, do Câmpus Umuarama, coordenados pelo Prof. Ms. Léo Mathias Miloca realizou uma pesquisa tipo diagnóstico em de Umuarama e microrregião e teve como objetivo levantar informações relacionadas à formação técnica e comportamental dos funcionários das empresas participantes, buscando com isto, uma melhor conhecimento sobre quais atributos estas empresas julgam ser mais importantes no momento de contratar, manter e até mesmo desligar seu quadro de pessoal. Buscou-se ainda, levantar quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas, no intuito de saber se dentre estas, também se destacariam as relacionadas com o quadro de funcionários.

O diagnóstico apresenta importantes resultados que podem orientar novos profissionais na forma pela qual podem buscar seu próprio desenvolvimento a fim de obter não somente sua empregabilidade, mas também a longevidade desta.

Alguns dos resultados estão abaixo:

Gráfico 1: O que realmente a empresa espera dos funcionários.

O que realmente a empresa espera dos funcionários.Fonte: Dados da Pesquisa (2013)

Gráfico 2: Opção da empresa por tipo de funcionário.

Opção da empresa por tipo de funcionário.

Fonte: Dados da Pesquisa (2013)

Gráfico 3: Maiores problemas vivenciados em relação aos funcionários.

Maiores problemas vivenciados em relação aos funcionários. Fonte: Dados da Pesquisa (2013)

O que facilmente se observa é o interesse das empresas por funcionários que apresentem comportamentos adequados, com princípios e valores profissionais. Esta necessidade para as empresas, segundo a pesquisa, é mais importante que a própria formação técnica de seus funcionários. Esta constatação não remete ao entendimento de que não se faz necessário deter conhecimentos técnicos, mas orienta aos novos profissionais que, comportamento adequado e conhecimento técnico é o caminho para sua empregabilidade longevidade no emprego.