NAPNE Promove palestra sobre a adolescência e suas implicações na aprendizagem – Campus Umuarama

NAPNE Promove palestra sobre a adolescência e suas implicações na aprendizagem

Servidores do IFPR Câmpus Umuarama, participaram de uma palestra com o tema “A adolescência e suas implicações na Aprendizagem”, proferida pela Psicóloga Maria Margarida Androvics. No mesmo dia à noite, tivemos palestra para os pais dos estudantes do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio com mesmo tema, proferida pela Psicóloga Marta Santos Oliveira. Estas ações estão vinculadas às atividades do NAPNE e ao projeto Escola e Família.
As palestras tiveram como objetivo fornecer informações sobre a adolescência aos docentes, servidores, pais e demais profissionais envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem. As palestrantes fizeram algumas considerações importantes sobre o papel dos pais e educadores em relação às transformações da adolescência e como lidar com essa fase tão linda do ser humano e, ao mesmo tempo, complicada para o próprio adolescente, pais e educadores. As profissionais fizeram abordagens relacionadas às fases do desenvolvimento humano, tendo como fundamentação teórica autores das linhas da psicanálise e da psicologia histórico – cultural.
De acordo com a psicologia histórico – cultural, para melhor lidar com essa fase da vida, é preciso buscar compreender sua gênese histórica e seu desenvolvimento, pois o homem não nasce dotado das aptidões e habilidades históricas da humanidade, elas são frutos de conquistas e foram criadas durante o processo de desenvolvimento. Desta forma, podemos concluir que o homem nasce candidato a essa humanidade e se constitui humano por meio das relações sociais. O processo de humanização encontra-se no mundo material, cristalizado nos objetos, nas palavras e nos fenômenos da vida humana. Para Leontiev, (1978), “quanto mais progride a humanidade, mais rica é a prática sócio-histórica acumulada por ela, mais cresce o papel específico da educação e mais complexa é a sua tarefa”.
Dessa forma, o NAPNE cumpre mais uma etapa de seu trabalho de apoio escolar por meio desses momentos de informações, estudos e reflexões sobre os contextos educacionais e sociais que envolvem a todos: estudantes, professores, demais profissionais da escola e família. O evento aconteceu na tarde de terça-feira (05).