Diretor Geral participa de curso de aperfeiçoamento nos EUA – Campus Umuarama

Diretor Geral participa de curso de aperfeiçoamento nos EUA

Durante todo o mês de fevereiro, o Diretor Geral do IFPR câmpus Umuarama, Odacir Antonio Zanatta, está participando de um curso de aperfeiçoamento em língua inglesa e visitas técnicas na instituição de ensino norte-americana Alamo Colleges, na cidade de San Antonio, Texas. Junto com Zanatta, estão mais 15 servidores de três Institutos Federais do Sul do Brasil. Além das aulas de inglês, os participantes também estão realizando visitas técnicas e culturais, como museus, escolas, rodeio, jogo de basquete, entre outros.

San Antonio é uma cidade de 1,4 milhões de habitantes, fundada em 1718 por espanhóis. Fica no sul dos Estados Unidos, perto da fronteira com o México. É em San Antonio que existe o famoso Forte Álamo,  local de resistência dos texanos na sua luta pela independência do México. San Antonio também é a sede do time de basquete San Antonio Spurs, que é um dos principais da NBA e possui quatro títulos da liga.

INTERCÂMBIO

A parceria para o intercâmbio iniciou em 2007, com a proposta do governo brasileiro e norte-americano de realizar um estudo comparativo da educação profissional nos dois países e identificar boas práticas em cada local. Cinco colleges norte-americanos foram selecionados para participar da parceria, divididos entre as cinco regiões brasileiras. O IFSul, no Rio Grande do Sul, foi coordenador dos trabalhos para a região Sul, com o objetivo de formar uma parceria regional entre o Alamo Colleges e Institutos da região Sul. A parceria foi criada por meio  de diferentes projetos propostos, inicialmente nas áreas de permanência e êxito do aluno, nas áreas profissionais específicas e na área industrial, com cursos de qualificação na área de solda e robótica. Hoje, a parceria  continua com diversas ações entre os Institutos e a Alamo Colleges, dentre elas os cursos e visitas técnicas oferecidas anualmente.

DATA ESPECIAL
Zanatta ainda teve mais um motivo para comemorar sua estadia nos Estados Unidos. No último dia 9 celebrou seu aniversário entre os colegas de turma, o que se tornou uma brilhante e divertida oportunidade de aprendizagem. “Tenho vivido uma surpresa por dia, o intercâmbio cultural é riquíssimo, apesar do intenso frio. Estou tendo a oportunidade de conhecer melhor o ensino aqui nos EUA e vou levar para Umuarama muitas boas ideias para aplicar no IFPR.”, finaliza Zanatta.

Veja as fotos na página do Câmpus Umuarama no Facebook.: https://on.fb.me/1fj10DX