Inscrições abertas para o Programa de Bolsas de Incentivo ao Empreendedorismo Inovador (PIBIN) – Campus Umuarama

Foi publicado nesta terça-feira o edital para o ano de 2014 do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo ao Empreendedorismo Inovador (PIBIN) do IFPR. O PIBIN tem a finalidade de estimular o desenvolvimento tecnológico, a inovação, o empreendedorismo e ações de melhoramento de produtos e processos por meio da inserção de alunos em Programas de Iniciação Científica com foco em Inovação e Empreendedorismo. A inscrição de projetos deve ser realizada até o dia 17 de março.

Serão contemplados 15 projetos, sendo um aluno bolsista por projeto, matriculado em curso técnico de nível médio que receberá uma bolsa mensal de R$ 350 de abril a dezembro de 2014.

Além disso, também serão contemplados cinco projetos, sendo um aluno bolsista por projeto, matriculado em curso de graduação, que receberá uma bolsa mensal de R$ 400 de abril a dezembro de 2014.

Cada projeto receberá apoio financeiro no valor de R$2 mil.

Podem concorrer às bolsas e ao apoio financeiro projetos desenvolvidos por servidores do quadro do IFPR e alunos regularmente matriculados em qualquer um dos Câmpus da instituição.

A contrapartida relativa ao recebimento da bolsa pelo aluno de nível médio será de 12 horas semanais dedicadas ao desenvolvimento do projeto e a do aluno de graduação será de 20 horas.

Projetos
A proposta do projeto deverá ser uma iniciativa dos estudantes do IFPR regularmente matriculados. O projeto poderá ser desenvolvido em equipe, representado pelo estudante bolsista PIBIN selecionado. As equipes poderão ser compostas por estudantes bolsistas de outros programas de bolsas institucionais e também por estudantes não bolsistas. A Caracterização da Proposta deverá ser elaborada com a participação do (a) professor (a) orientador (a).

Cronograma do PIBIN
A avaliação dos projetos inscritos será realizada a partir de 18 de março. O resultado será divulgado a partir de 25 de março. O envio da documentação à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) deve ser realizado PROEPI. O início das atividades dos bolsistas está previsto para 01 de abril.

Página da Proepi.
Edital 003/2014 – PROEPI/IFPR (PIBIN)
Anexos do Edital 003/2014 – PROEPI/IFPR (PIBIN)