Umuarama sediará um dos maiores eventos de ensino astronomia do País – Campus Umuarama

Umuarama sediará um dos maiores eventos de ensino astronomia do País

A união de forças educacionais traz para Umuarama o maior evento de estudos da astronomia: a 1ª Jornada de Ensino de Astronomia. A programação deste evento é voltada à formação continuada de professores de Ciências, como também vai oferecer instruções e práticas para alunos do ensino médio, acadêmicos e população em geral.
Segundo a professora Suzete Aparecida Bofe, a ideia para realizar a jornada surgiu quando ela e o professor Otavio Akira Sakai, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio de pesquisa, identificaram a necessidade dos estudantes, bem como dos professores de Ciências terem maior contato com o conteúdo. “Os professores precisam ensinar a disciplina. Porém, até meados da década de 1990 a matéria era trabalhada na área de Geografia, ficando o professor de Ciências sem desenvolvimento. Por isso a importância de oferecer a formação continuada voltada para atender as diretrizes curriculares do Estado do Paraná”, ressaltou a professora.
De acordo com Adalberto Carlos Rigobello, chefe do NRE, um evento do porte da jornada só foi possível com a união do Núcleo Regional de Educação, Sesc Umuarama, IFPR, Universidade Paranaense (Unipar) e Prefeitura de Umuarama. “Esse evento esta exigindo uma estrutura enorme que uma instituição sozinha não conseguiria viabilizar. Por meio do envolvimento de todas estas instituições envolvidas e união de orçamentos que se viabilizou o projeto”, disse.
Entre os dias 7 e 11 de abril, os os professores terão acesso às informações e contato direto com astrônomos renomados de todo o País, inclusive do coronel Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.
O público interessado pode conferir detalhes da programação e realizar suas inscrições pela internet (https://erea.nreinterativo.com.br/#%21/). A Jornada de Astronomia engloba o 47° Encontro Regional de Astronomia (EREA), a VII Formação Continuada de Astronomia do Paraná (FOCAR) e o Universo SESC. As inscrições estão abertas até o dia 28 de março.

Fonte: Jornal Umuarama Ilustrado