Estudantes do IFPR realizam análise de água no Bosque dos Xetás – Campus Umuarama

Estudantes do IFPR realizam análise de água no Bosque dos Xetás

Os estudantes do 3º ano do curso técnico em Química integrado ao Ensino Médio realizaram nesta quarta-feira (25) uma visita ao Bosque dos Xetás para fazer um diagnóstico preliminar da área, o que incluiu uma caminhada pela trilha existente e análises de três pontos do córrego que tem sua nascente no local.

Os alunos verificaram as condições da trilha, a flora e fauna local, as margens do córrego, a manutenção do parque, bem como fizeram análises de vazão, temperatura da água, pH, condutividade e oxigênio dissolvido em três pontos.

O Parque Municipal dos Xetás, ou simplesmente Bosque dos Xetás ou Bosque do Índio, tem 28,5 hectares e protege a nascente do córrego Mimosa, afluente do Pinhalzinho. A professora de Gestão Ambiental, Máriam Pereira, e a turma foram acompanhados pelos guardas municipais Rosilda, Davidson e Neves, que fizeram a orientação da trilha e da segurança do grupo. A visita faz parte das atividades de conscientização do uso e escassez da água, cujo Dia Internacional foi comemorado em 22 de março.