IFPR Campus Umuarama juntamente com outras instituições promovem Mostra de Foguetes e Lançamento de Dardos – Campus Umuarama

Na última quarta-feira (06/05) o câmpus Umuarama do IFPR promoveu juntamente com a Unipar e NRE, uma Mostra de Foguetes e Lançamento de Dardos. Os estudantes do integrado em Informática e Química dos câmpus Goioerê, Cascavel e Umuarama, puderam, nessas duas atividades, colocar em prática conceitos de física, química, matemática e educação física que aprenderam em sala de aula.

No caso específico do lançamento de foguetes, a atividade funcionou como etapa classificatória para a IX Mostra Brasileira de Foguetes, etapa essa que é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). De acordo com Oliveira, estudante do 30 ano do Integrado em Química, este tipo de iniciativa estudantil é uma das partes mais legais e fundamentais do ensino, pois coloca em prática os métodos teóricos científicos da Física e Matemática. “É uma prova de superação e desafio, pois não é fácil lançar um protótipo feito com garrafa pet. Surgem muitos problemas, sendo necessária a avaliação de cálculos ou realização de outros”, disse o estudante. Os resultados das duas competições foram:

Mostra de foguetes

10 Lugar – Leonardo, Igor, André, Matheus Avelaneda e Matheus Galieta (Estudantes do 30 ano do Integrado em Química – Câmpus Umuarama) – Alcance 158,49m
20 Lugar – Arthur, William e João Vitor (Estudantes do 20 ano do Integrado em Química – Câmpus Umuarama) – Alcance 157,23m
30 Lugar – Állan Gabriel, Allan , Felipe, Gabrieli, Lorena, Millena, Naioly, Thaís e Lucas (Estudantes do 10 ano do Integrado em Química – Câmpus Umuarama) – Alcance 103,55m

Lançamento de dardos

Feminino
1º Lugar: HANIELLI MAGALHÃES LEAL DE ALMEIDA – Câmpus Goioerê
2º Lugar: ANA ELIZA MATEUS DA SILVA – Câmpus Umuarama
3ºLugar: CREIR DA SILVA – Câmpus Umuarama

1º Lugar: ALESSANDRO- Câmpus Cascavel

2º Lugar: GABRIEL FORCARELLI DOS SANTOS – Câmpus Goioerê
3ºLugar: GUSTAVO HENRIQUE HUBEM – Câmpus Goioerê

O câmpus Umuarama agradece todo o empenho, motivação superação dos estudantes envolvidos, a equipe organizadora do evento (Otávio, Nelma, Marcelo Davi) e aos docentes André Luiz, Tiago e Cleverson do câmpus Cascavel e Julyana Biavatti, Ricardo e José Bido do câmpus avançado de Goioerê.