Alunos de Ciências Biológicas fazem aula prática – Campus Umuarama

Alunos de Ciências Biológicas fazem aula prática

Os Institutos Federais surgiram com uma proposta de ensino diferente das instituições de ensino até então existentes, ser um diferencial na formação técnica profissional e, para tanto, valoriza não só a formação teórica, mas também a prática por meio da Pesquisa e da Extensão. Uma formação que propicia ao aluno o contato com projetos de Pesquisa e/ou Extensão desde o nível médio favorece uma formação mais plena, por ter uma maior vivência com o conteúdo abordado durante sua formação. Assim como Ensino, Pesquisa e Extensão andam juntos também as disciplinas não podem ser desconectadas umas das outras apesar de estarem organizadas de forma separadas. O conhecimento é produzido pelo todo e não por uma ou outra atividade desconexa. Com base nessa missão e características do Instituto Federal do Paraná, professores do Campus Umuarama prepararam para os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas uma aula diferenciada, em que puderam vivenciar e trabalhar na prática conteúdos de Biofísica, Química e Histologia em um mesmo experimento no laboratório. A metodologia da aula foi promover a possibilidade de um tema: Determinação da densidade do sangue com abordagens em diferentes disciplinas. O prof. de Biofísica (Otávio) deu enfoque nas propriedades físico-químicas do sangue, a professora de Química (Angélica) explicou sobre a solubilização de soluções e o prof. de Histologia (David) explicou sobre a composição do sangue, isso garantiu uma maior interação entres os estudantes e professores e a abertura de novos saberes e a ultrapassagem do pensar fragmentado.