Professora de Umuarama tem conto infantil selecionado em concurso paranaense – Campus Umuarama

Notícias

Professora de Umuarama tem conto infantil selecionado em concurso paranaense

Publicado em

Copiado!

A professora Máriam Trierveiler Pereira, do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, teve um conto infantil selecionado no concurso promovido pelo SESC Paraná que, juntamente com outros nove contos, foi ilustrado e publicado um uma coletânea. A solenidade de lançamento e premiação será na abertura da 35ª Semana Literária do SESC Paraná e Feira do Livro 2016, no dia 12 de setembro, no SESC de Umuarama. Os outros escritores são de Curitiba, Londrina, Guarapuava, Cascavel, Tomazina e Campo Largo.

Concurso

O edital do concurso, lançado em maio pelo SESC Paraná, afirmou que “esta seleção procura resgatar, por meio de textos de conteúdo infantil, a relação dos paranaenses com os elementos culturais de seu estado, possibilitando uma identidade inerente ao que é próprio do Paraná, através de símbolos, lendas, costumes ou outras manifestações”. Dessa forma, a seleção dos contos foi um incentivo e valorização da produção literária paranaense e da cultura do Estado do Paraná. Puderam participar desse concurso apenas escritores natos e/ou radicados no Paraná.

Conto selecionado

A professora Máriam conta que começou a planejar estórias assim que ficou sabendo do concurso por meio da gerente executiva da unidade do SESC Umuarama, Mauriza de Lima. “Eu procurei pensar em assuntos que me interessavam quando eu era pequena e rascunhei quatro estórias”, diz.

O conto selecionado chama-se “O álbum de fotografias da vovó”, em que a vovó Mariléa mostra para seus três netinhos fotos de várias histórias e viagens pelo Paraná. “As histórias do conto são verídicas, eu só mudei os nomes dos personagens e fiz uma homenagem aos meus sobrinhos”, revela Máriam. A autora ainda destaca o incentivo da então superintendente da Fundação de Cultura e Turismos de Umuarama, Edlainy Cavalcante Hernandes, e toda sua equipe. “Eu gostaria de publicizar minha gratidão a Deus, e dedicar esse prêmio a minha família, meus amigos do IFPR, do Centro Cultural Vera Schubert e do SESC Umuarama”, finaliza a professora.

Topo