5º IFPipoca Semana da Criança terá início na terça-feira – Campus Umuarama

5º IFPipoca Semana da Criança terá início na terça-feira

Nesta terça-feira (27) terá início a quinta edição do IFPipoca Semana da Criança que irá até quinta-feira (29) no Centro Cultural Vera Schubert, gratuitamente. Serão exibidos filmes nacionais de curta duração, com conteúdo didático e temas transversais infantis e juvenis. Haverá duas sessões pela manhã e outras duas à tarde, conforme tabela de horários.Os curtas infantis são para estudantes do 1° ao 5° ano (faixa etária de 06 a 10 anos). Serão exibidos:

– A traça Teca (de Diego M. Doimo, 2002) que conta a história da pequena traça Teca e de seu ácaro de estimação, Tuti;

– Por que o canguru salta em duas patas? (de Andrés Lieban, 2004), que foi baseado numa lenda aborígine australiana em que as crianças vão saber porque o canguru salta em duas patas, além de aprender que ele se chama Borá e de conhecer as canções, os instrumentos e a pintura corporal usada por esse povo;

– Caquinhas (de Cesar Cabral, 2003), que revelam situações cômicas das “caquinhas” espalhadas no dia-a-dia, como debaixo da carteira, num cesto de lixo ou mesmo numa rua;

– Minhocas (de Paolo Conti, 2005), que conta a história de uma família de minhocas, onde Júnior está crescendo e ainda não conseguiu saber porque é proibido cavar para cima;

– Tampinha (de João Batista Melo, 2004), que conta a divertida lenda da Tampinha, uma menina bem pequeninha.

Os filmes juvenis são para estudantes do 6° ao 9° ano (faixa etária de 11 a 14 anos). Os escolhidos para esse ano foram:

– Maré Capoeira (de Paola Leblan, 2005), narrado pelo garoto Maré, um jovem capoerista. Os famosos mestres da capoeira são citados no curta, além dos instrumentos utilizados nas rodas, dos cantos e dos vários tipos de capoeira existentes;

– Caçadores de Saci (de Sofia Federico, 2005), que brinca com a lenda brasileira do saci pererê em uma divertida história que se passa no interior de Minas Gerais;

– Paisagem de Meninos (de Fernando Severo, 2003), que narra a história de um grupo de garotos que, numa pequena cidade do interior do Paraná, vivem aventuras para ir ao cinema.

“Várias escolas municipais, estaduais e particulares já agendaram horários para levar seus alunos. Entretanto, toda a comunidade está convidada a participar com a família, é só escolher o horário mais adequado”, conta a bolsista do projeto Rachel Capelari Mazzetto. Outra bolsista, Creir da Silva, explica a importância do projeto: “O IFPipoca possibilita, de forma gratuita, o acesso das crianças ao cinema. Por meio dos filmes, as crianças aprendem valores e vivem experiências. Assim, as professoras podem trabalhar os conteúdos em sala de aula. Ao final, as crianças ainda receberão um pacote de pipoca”, completa.

O IFPipoca é uma iniciativa do IFPR campus Umuarama em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama. Para mais informações, entrar em contato com a secretaria da Fundação: 3621-4112.

Dias