Estudantes do IFPR escrevem artigo científico a partir de visita técnica – Campus Umuarama

Estudantes do IFPR escrevem artigo científico a partir de visita técnica

Os estudantes do 4º ano do curso técnico em Química do IFPR campus Umuarama visitaram a Estação de Tratamento de Água da Sanepar na última quarta-feira (6) como complemento às disciplinas de Química Ambiental e Operações Unitárias e escreveram um resumo científico que será apresentado no I Congresso de Sustentabilidade do Noroeste do Paraná, na próxima semana.

Os estudantes foram recepcionados pelo gestor socioambiental Elder Robson Myszkovski, que explicou sobre os processos físicos e químicos que fazem com que a água bruta, in natura, seja transformada em água potável. Também mostrou as análises laboratoriais e enfatizou o reuso e uso racional da água.
Diante do conhecimento adquirido pela visita e por pesquisas em material científico, um grupo de estudantes correlacionou as etapas de tratamento com as operações unitárias de coagulação (mistura rápida), floculação (mistura lenta), decantação e filtração descendente em leito granular para a clarificação da água. Dentro dessas etapas foram verificados processos de química ambiental, como os testes para coagulação por policloreto de alumínio (PAC) em Jar Test, correção de pH com cal, desinfecção com solução de cloro e fluoretação. Além disso, constatou-se que várias análises químicas são feitas para que haja conformidade da água pelos parâmetros da Portaria MS nº 2.914/2011, que trata da qualidade da água para consumo humano. Dentre essas análises estão: coliformes, turbidez, cor, pH, alcalinidade, cloro residual, metais, compostos orgânicos, agrotóxicos, cianotoxinas e radiação. Após estudo sobre a aplicação de Química Ambiental e Operações Unitárias em ETAs concluiu-se que a interdisciplinaridade é uma ferramenta adequada para o processo de ensino-aprendizagem, onde os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula são visivelmente empregados em uma situação real.
O artigo, intitulado “Química ambiental e operações unitárias em uma estação de tratamento de água: interdisciplinaridade como metodologia de ensino-aprendizagem”, será apresentado por Heloisa Andrade Ferrari, Leticia Casalli Couto, Mariana Silva Gomes, Marcos Antonio Pacheco Michalczuk e Creir da Silva. O trabalho foi orientado pelos professores das disciplinas Máriam Pereira e Lincoln Kotsuka e pelo técnico de laboratório, Augusto dos Santos.

Outros artigos
Pela metodologia adotada nas disciplinas de Química Ambiental e Operações Unitárias todos os estudantes do 4º ano do curso técnico em Química do IFPR campus Umuarama publicarão artigos relacionados às práticas desenvolvidas. Três grupos de doze alunos apresentarão trabalhos no II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unipar e outros oito estudantes participarão do I Congresso de Sustentabilidade do Noroeste do Paraná. Os trabalhos são sobre qualidade de água de chuva, assoreamento de corpos d’água, pegada ecológica, paródias ambientais, poluição do solo, destinação de resíduos e educação ambiental.

Imagens por Augusto dos Santos, confira: