Vários trabalhos de prevenção ao Covid-19 marcam o mês de maio e o início de junho – Campus Umuarama

covid-19

Aluna voluntária Aryellen, aluno voluntário Jhimy e voluntária Edna

Com o início das aulas remotas e o trabalho contínuo de prevenção ao Covid-19, os dias têm sido intensos nas últimas semanas. Servidores, estudantes e voluntários já produziram e distribuíram mais de 2000 máscaras do tipo cirúrgica.

O projeto que é de autoria dos professores Meire Pereira de Souza Ferrari, Sandra Valéria Dalbello de Mesquita e Eduardo Goiano, teve início em abril e recentemente recebeu um recurso do governo federal por meio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DO IFPR(PROEPI), referente ao edital n° 12, de 19 de março de 2020 – Chamada interna de apoio à projetos de extensão, pesquisa e inovação para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus(COVID-19). Segundo a professora Meire, esse recurso permitiu ampliar o trabalho que já estava sendo feito com recursos próprios e do campus, que vem acontecendo por voluntários da comunidade, estudantes e professores do campus.

As máscaras são confeccionadas em tecido e são esterilizadas, embaladas e distribuídas em Umuarama e região(em pontos estratégicos), e também a entidades que buscam esse apoio junto aos coordenadores da proposta.

Além disso, continua a produção de protetores faciais, proposta coordenada pelo professor Eduardo Goiano que conta com o apoio de servidores e estudantes do campus, o objetivo é produzir 1500 protetores faciais que estão sendo distribuídos em unidades de saúde e escolas em Umuarama e em toda a região.

“ Apesar da correria e de todo trabalho. Estamos felizes de poder ajudar os mais carentes e de certa forma contribuir para prevenção da doença, que tem se alastrado rapidamente pelo mundo todo”

Professora Meire