Estudantes participam do I Seminário da água – Campus Umuarama

seminário

Estudantes participam do I Seminário da água

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e o Programa de Mestrado em Sustentabilidade mostram um pouco do olhar à natureza pelas lentes dos estudantes.

Essa data, instituída pela ONU em 1972, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, considerados, até então, inesgotáveis.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. No entanto, não basta apenas realizar uma ação ambiental nesse dia, é preciso desenvolver grandes campanhas de sensibilização sobre a urgente necessidade de mudanças de hábitos de vida diários. Assim, que a semana sirva para leituras, observações e reflexões acerca da temática, na direção de uma sociedade com mais equilíbrio nos fatores ambientais, econômicos e sociais.

Um dos temas que merece destaque é a água. Em Umuarama/PR, o único manancial de abastecimento público é o Rio Piava. Considerando que muitas questões envolvem a preservação da qualidade e quantidade de água disponível para seus múltiplos usos, é urgente ampliar a discussão sobre as Áreas de Preservação Ambiental (APA), como a APA do Rio Piava.

Nesse contexto, na última quarta-feira (08/06/2022) em parceria com a Unipar, foi realizado o 1o Seminário da Água, com discussão a respeito da água e nutrição, bem como sobre a interdependência entre áreas protegidas e os mananciais.

O seminário ocorreu de forma presencial, no Campus III da Unipar, e contou com os palestrantes Dr. Luciano Seraphim Gasques, Me. Beatriz Bosquê Contieri e Me. Matheus Ratz Scoarize.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos” (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972).

Dra. Norma Barbado –Coordenadora do Programa de Mestrado em Sustentabilidade (PSU – UEM/IFPR)

Me. Marcelo Alberto Elias –Coordenador da Licenciatura em Ciências Biológicas (IFPR Campus Umuarama)