21 de setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – Campus Umuarama

napne

21 de setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Em 14/07/2005 foi sancionada a Lei Federal nº 11.133, que instituiu o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a ser celebrado anualmente no dia 21/09.

Considerando a Política Nacional de Educação Especial e Inclusiva, a missão do Instituto Federal de Educação do Paraná, o Projeto Político Pedagógico e as ações do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, do IFPR Campus Umuarama, foi realizado no período de 12 a 16 de setembro de 2022 o III Seminário de Educação Inclusiva, como parte integrante do IX SETEC – Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos do IFPR.

O seminário foi planejado pelos membros do NAPNE, sob a coordenação da professora de Atendimento Educacional Especializado, que juntamente com o atual coordenador do NAPNE, acompanharam as oito palestras, três oficinas, dois minicursos e uma mesa redonda, o qual contou com o total de 255 participantes, entre estudantes e servidores do Campus Umuarama, servidores das redes municipais e estadual de educação de cidades da região.

As palestras e demais atividades tiveram a colaboração de estudantes e profissionais do Campus Umuarama, e professores dos campi Paranavaí, Goioerê e Cascavel, além de colaboradores da SEED/PR, AMA, ASSUMU e APAE.

Para os organizadores, eventos como este são necessários e fazem parte da luta das pessoas com deficiência, além de ser uma oportunidade no despertar de novas aprendizagens para estudantes, servidores e toda a comunidade acadêmica, com vistas à superação dos desafios e dificuldades de inclusão escolar e social de estudantes.

Aproveitamos para agradecer à Direção Geral do Campus Umuarama, à Comissão Organizadora do IX SETEC, às parcerias e a presença de todos, pois neste processo precisamos ressignificar conceitos, refletir e adequar nossas ações.