Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade realiza visita a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Campus Umuarama

pós-graduação

Visita à CAPES

Na última quinta-feira, 09/03/2023, a professora do IFPR Campus Umuarama, Dra. Norma Barbado, coordenadora do Programa de Mestrado em Sustentabilidade (PSU), esteve no gabinete da Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Considerando que a atual Presidente da Capes, Dra. Mercedes Maria da Cunha Bustamante, foi palestrante do II Simpósio Interdisciplinar de Sustentabilidade (SISU), no dia 01 de dezembro de 2021, com a Palestra Magna intitulada “Principais mensagens do 6 o relatório do IPCC – Consequências para o Brasil”, a coordenação do mestrado fez questão de agradecer pessoalmente à pesquisadora, reconhecida mundialmente por estudos sobre mudanças climáticas. Nascida no Chile, mas também com nacionalidade brasileira, Mercedes Bustamante, professora titular da Universidade de Brasília (UnB) no Departamento de Ecologia, é também integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2015 e
comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, título recebido em 2018. Ela também integra a Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Durante a visita, Norma Barbado entregou mimos de Umuarama/PR à Mercedes Bustamante, que a recebeu de forma muito generosa e calorosa. Na ocasião, Mercedes apresentou a professora Norma ao novo Diretor de Relações Internacionais, Dr. Rui Vicente Oppermann, que citou que os Institutos Federais estão no “radar” da Diretoria.

Sabe-se que a internacionalização dos programas de pós-graduação no Brasil é uma tendência cada vez mais relevante para a formação de profissionais de alta qualidade. Essa tendência é importante por uma série de razões, que vão desde a ampliação das oportunidades de estudo e pesquisa até a contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Ao estudar em um ambiente internacional, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades linguísticas, culturais e de relacionamento interpessoal que são fundamentais para o sucesso em um mundo globalizado. Além disso, a internacionalização dos programas de pós-graduação no Brasil é importante para a geração de conhecimento e inovação no país. A participação em redes de pesquisa internacionais permite a colaboração com pesquisadores de diferentes partes do mundo, contribuindo para o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. Isso pode levar a avanços significativos, disseminando conhecimento e tecnologia, propiciando um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento sustentável do país.

Em suma, nossos agradecimentos à Dra. Mercedes Bustamante e ao Dr. Rui Vicente Oppermann pela generosidade, superando todas as expectativas e valorizando nosso programa de pós-graduação que, mesmo sendo novo (desde 2017), já está muito bem avaliado pela CAPES com o curso de mestrado, com a expectativa da oferta do Doutorado em Sustentabilidade.