Medidas de Proteção e Segurança – Comunidade Acadêmica do IFPR – Campus Umuarama – Campus Umuarama

comunicado

Considerando as ameaças de ataques, os inúmeros boatos já constatados inverídicos e a justificável preocupação de toda a comunidade escolar. Essa gestão informa que:

• O Governo Federal por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra escolas que pode ser acessado neste link: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.
  • A gestão do campus tem participado ativamente das reuniões promovidas pelos órgãos públicos do município sobre o tema. Ressaltamos a importância da live promovida pela AMERIOS – Associação dos Municípios de Entre Rios, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama e das forças policiais, que aconteceu na última terça-feira (11/04/2023) sobre a segurança nas unidades educacionais.
  • No dia 12/04/2023 foi designada uma comissão pela Reitoria do IFPR responsável pelo acompanhamento e orientações sobre o tema.
  • O campus conta com equipe multidisciplinar na SEPAE (Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis) que atua efetivamente para promover e manter relações interpessoais respeitosas e para o cuidado com o bem estar dos estudantes.
  • Atua no campus também a CNAPNE (Coordenadoria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) que trabalha com ações para minimizar barreiras educacionais, além de promover o respeito às diferenças e a inclusão de pessoas com demandas educacionais específicas.
  • Desde 2019 o Instituto Federal do Paraná conta com o Observatório da Convivência que trata-se de um espaço de investigação e de estudo permanente do clima escolar, tendo como principais objetivos promover e sugerir ações que assegurem que os ambientes escolares do IFPR sejam acolhedores, seguros, confiáveis, justos e saudáveis e propor estratégias para reconhecer e tratar conflitos.
  • A Direção Geral do campus enviou ofícios para a Polícia Militar e Guarda Municipal solicitando reforço no patrulhamento, atualização de informações e orientações. A Patrulha Escolar tem realizado visitas frequentes ao campus.
  • O Campus conta com porteiro no período diurno, vigilância armada no período noturno e com sistema de monitoramento por câmeras internas e externas.
  • A partir do dia 17/04/2023 será obrigatório o uso do uniforme para estudantes do ensino médio integrado. Aqueles que ainda não possuem uniforme deverão vir à escola normalmente e serão encaminhados à SEPAE para orientações.
  • Como costumeiramente procedemos, os estudantes do ensino médio integrado somente poderão deixar o campus fora do horário da saída mediante autorização prévia de seus responsáveis.
  • Visitantes ou prestadores de serviços continuarão sendo abordados na entrada, onde será solicitada identificação e somente por meio desta será encaminhado ao setor requerido.
  • Aos estudantes pedimos a manutenção do ambiente escolar respeitoso e acolhedor, que notifiquem os servidores observando qualquer anormalidade, sigam as orientações apresentadas pela instituição e façam uso responsável das redes sociais.
  • Aos pais e responsáveis solicitamos gentilmente que observem a utilização da internet por seus filhos e verifiquem as bolsas/mochilas e materiais que trazem para a escola.
  • Aos servidores e terceirizados pedimos atenção a qualquer fato fora da rotina, encaminhando-o para a equipe de ensino e/ou diretiva.

Umuarama, 14 de abril de 2023.

Atenciosamente

Direção Geral do IFPR – Campus Umuarama