Professora do IFPR tem texto selecionado na 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis  – Campus Umuarama

notícias

O conto inédito “Isso é ovo do quê?”, da professora do Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama e Curitiba, Máriam Trierveiler Pereira, foi selecionado para compor, junto com outros nove textos, a obra “8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis”, cujo lançamento aconteceu no último sábado (07), na programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro. A cerimônia aconteceu pela manhã no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer. Estiveram presentes todos os dez autores: quatro de Curitiba, duas de Maringá, um de Ponta Grossa, uma de Guaratuba, uma de Campo Mourão e uma de Rolândia. Durante a solenidade, os autores e autoras falaram sobre suas inspirações e processos de escrita dos contos. Após as formalidades, os escritores autografaram 100 exemplares que foram distribuídos gratuitamente para o público presente.

A coletânea foi publicada em formato impresso e em audiolivro, e teve curadoria assinada pelo escritor Anderson Novello e ilustrações do artista Eric Spunholz. O áudio do conto “Isso é ovo do quê?” pode ser ouvido pelo link: https://open.spotify.com/episode/01t3gDFBdYQuLv0EEBEk6t, e a obra completa pode ser acessada pelo link: https://issuu.com/fecomerciopr/docs/coletanea-de-contos-infantis-issuu.

O conto selecionado trata do sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, que, por acaso, foi descoberto em 1971, mas pouco explorado até 2011. A partir desse ano, iniciaram as escavações e deu início à organização do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste. Hoje, o município é denominado “Cidade dos Dinossauros”.

Essa é terceira vez que a professora Máriam tem um conto escolhido pelo departamento de Cultura do Sesc Paraná. Em 2016, na primeira edição da iniciativa, seu conto “O álbum de fotografias da vovó” foi selecionado, e em 2019, o conto “A lenda do índio do bosque” fez parte da quarta edição.

Anualmente, o Sesc lança edital para seleção de contos infantis. Pelo instrumento, o tema dos contos é livre, porém deve ter como cenário o Estado do Paraná. Assim, são cumpridos os objetivos de fomentar a produção paranaense de contos voltados à infância, oportunizar aos escritores paranaenses a publicação e divulgação de seus trabalhos, e reconhecer e valorizar a cultura paranaense presente nas mais diversas manifestações artísticas.

Autógrafos