Professoras representam o IFPR no V Jalequim em Brasília – Campus Umuarama

jalequim

Professoras representam o IFPR no V Jalequim em Brasília

As professoras Débora Forchetti, do Campus Telêmaco Borba, Elisangela Andrade Angelo, do Campus Umuarama, e Gisele Ribas e Máriam Pereira, do Campus Curitiba, representaram o IFPR no V Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim Level 5), que aconteceu de 2 a 4 de novembro em Brasília (DF). Também marcaram presença para apresentação de trabalhos e participação nos minicursos as estudantes de Telêmaco Borba, Nathaly Rodrigues e Hillary Matias, do curso Técnico de Informática para Internet integrado ao Ensino Médio, e as estudantes de Curitiba, Glenda Moser, Roziane de Campos e Daphnee Laramé, do curso de Pedagogia.

“Todo o evento foi muito proveitoso, tivemos palestras, apresentação de trabalhos, mostra de jogos e minicursos”, explica a professora Máriam. As professoras Débora, Gisele e Máriam fizeram o minicurso “Design de jogos analógicos educacionais: aprendendo a construir seus próprios jogos didáticos”, a professora Elisangela e as estudantes Roziene e Daphnee participaram do minicurso “A ludicidade no ensino de ciências a partir de valores civilizatórios afro-brasileiros”, as discentes Glenda e Hillary escolheram o minicurso “Realidade virtual para professores e Ciências: programação e metaverso para o uso em sala de aula”, e a aluna Nathaly realizou o minicurso “Jogos no ensino superior de química orgânica um passeio na imersão e engajamento discente”.

“O Jalequim é um evento diferenciado, além de proporcionar conhecimento de muita qualidade, nos sentimos acolhidos em uma comunidade que pensa a educação sob uma perspectiva lúdica”, finalizou a professora Elisangela.

Trabalhos apresentados

Como fruto de projetos de pesquisa, as docentes e discentes apresentaram os seguintes trabalhos:

“Batalha dos lactobacilos: contextualizando a microbiologia mesmo sem microscópio” – Professora Elisangela Andrade e coautoria da egressa da licenciatura em Ciências Biológicas, Lorena de Oliveira.
“Insetos no jardim: o brincar e a alfabetização científica na educação infantil” – Professora Elisangela Andrade em parceria com as professoras do município Franciele dos Santos e Tatiana de Barros.
“Estratégia lúdica colaborativa na inclusão de alunos com transtornos do espectro autista nas aulas de ciências” – Professora Elisangela Andrade com coautoria da egressa de Ciências Biológicas, Jaqueline dos Santos, e a professora Elaine de Oliveira.

“Literando: produção e difusão de literatura infantil ilustrada para o ensino de ciências” – Professora Máriam Pereira com coautoria dos professores Claudio Mangini e Samuel Soares.

“Jogo Salve Gaia: mostra de jogos” – Professora Máriam Pereira com coautoria dos professores Claudio Mangini, Samuel Soares e Larissa Trierveiler-Pereira, e as estudantes de Pedagogia, Fernanda Rocha e Ana Paula Ramos.

“Elaboração de jogo didático acessível para pessoas de baixa visão ou cegas” – Professora Débora Forchetti e as estudantes Nathaly Rodrigues e Hillary Matias

V Jalequim

O Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim) é um evento científico que teve início em 2014 em Goiânia e vem acontecendo bienalmente, presencialmente, com a participação de estudantes, professores e pesquisadores da seara do lúdico espalhados pelo país. O Jalequim – Level 5 aconteceu no Instituto de Química da Universidade de Brasília, após uma edição remota devido à pandemia. O evento visa congregar a utilização do lúdico em diversos contextos no Ensino de Ciências, seja na proposição de jogos para a sala de aula, ou como campo de pesquisa, aspectos metodológicos do jogo, o lúdico na educação ambiental ou até aspectos epistemológicos do jogo.