Alunos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem maquete tátil para a APADEVI – Campus Umuarama

Alunos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem maquete tátil para a APADEVI

Entrega da maquete

No mês de agosto, alunos do campus realizaram a entrega de maquete tátil para a Associação de Pais de Deficientes Visuais de Umuarama-PR (APADEVI).

A maquete foi desenvolvida por meio de dois projetos:

• 1) PibexGraduação: a inclusão social por meio das maquetes táteis, coordenados pela professora Joyce, Juliana, Diane e pela bolsista Bruna, do curso de Arquitetura e Urbanismo;
  • 2) Maquete tátil: uma ferramenta para inclusão e construção do pensamento espacial, coordenados pelas professora Aline, Sinara, Jaqueline e pelas bolsistas Isabela e Yasmim, do curso de Edificações integrado ao ensino médio, além de diversos outros alunos que participaram como voluntários.

O projeto foi contemplado com recurso do PIAE para a aquisição dos materiais.

O resultado desse projeto é exemplar e tem um impacto importante na promoção da inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência visual.

A execução dessa maquete possibilitou um aprendizado teórico e prático, pois precisamos fazer estudos teóricos aprofundados acerca da maquete tátil para os deficientes visuais, visitas in loco, medições, desenho da edificação, planificação, escolha, definição e teste como diversos materiais, corte e montagem da maquete, entre outros.

Após a entrega e utilização da maquete pela APADEVI durante os últimos dois meses, recebemos um feedback positivo.

É inspirador saber que a maquete tem ajudado muitos alunos que perderam a visão a se ambientarem com o espaço escolar e a desenvolverem habilidades mentais significativas.

O relato da professora Rosana Urbanski apresenta como a maquete proporcionou conhecimento prático acerca do ambiente, estimulou o desenvolvimento espacial e a capacidade de criar mapas mentais. Isso demonstra a importância dessa maquete para contribuir para sua independência e inclusão.

Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, pelo empenho e compromisso na elaboração, em especial a professora Jaqueline e Diane que apresentou a demanda e nos desafiou com esse projeto maravilhoso.