Celebração e Reflexão: Dia da Consciência Negra no campus – Campus Umuarama

Consciência Negra

Celebração e Reflexão: Dia da Consciência Negra no campus

No dia 22 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPR Campus Umuarama promoveu uma série de atividades marcantes em comemoração ao “Dia da Consciência Negra 2023”.

O evento foi uma oportunidade de celebrar a cultura afro-brasileira e promover discussões importantes sobre vivências, desafios e conquistas da comunidade negra.

A arte de Giih Gregório

A arte cedida para os cartazes do encontro foi uma gentileza da artista Giih Gregorio (@giih.eaart) do Curso de Edificações Integrado ao Ensino Médio do campus, realizada para o projeto de extensão “Ensaios: música/desenho”.

Palestras que Marcaram Presença

As palestras ministradas proporcionaram espaço de escuta, de diálogo e de reflexão crítica. A renomada Professora Maria Pereira compartilhou suas vivências e escrevivências e proporcionou uma visão única sobre as suas experiências. A Comunidade Quilombola Manoel Ciriaco dos Santos de Guaíra-PR trouxe à tona vivências, desafios e conquistas que permeiam sua história. A Profa. Dra. Ivanete Aparecida da Silva Santos, da SEED, discutiu as diferentes faces do racismo e o papel crucial do professor na educação escolar.

Atividade Cultural

O projeto “Pagodin de segunda”, coordenado pelo Prof. Dr. Adenilson de Barros Albuquerque do IFPR Campus Umuarama envolveu discentes, servidores e convidados externos em uma atividade musical, apresentando um repertório voltado à temática racial, incluindo músicas tradicionais e criações contemporâneas.

A apresentação artística

O teatro “Me gritaram Negra”, de Victoria Santa Cruz, organizado pela Profa. Dra. Leila Pontes, do IFPR Campus Umuarama, permitiu que os espectadores se conectassem emocionalmente com o tema racial ao proporcionar reflexões sobre a identidade e sobre a resistência negra. A apresentação contou com a participação dos alunos do primeiro ano de edificações 2023 e representa uma iniciativa de enriquecimento do ambiente educacional, promovendo experiências que transcendem as fronteiras da sala de aula.

Exposições que Contam Histórias

Com a exposição “Intelectualidades Negras”, estudantes do 2.° Período da Licenciatura em Ciências Biológicas, em parceria com o NEABI, apresentaram algumas intelectualidades negras de destaque na história do Brasil. A ação proporcionou reflexões sobre a significativa contribuição de pessoas negras na cultura, nas artes, no trabalho físico e na intelectualidade e contribui para a valoração de suas identidades e para o enriquecimento do saber nacional ao trazer a diversidade de olhares e de perspectivas.

O projeto “Ensaios: Música e Desenho”, edições de 2022 e 2023, reuniu desenhos de alunos e de alunas do IFPR, promovendo a expressão artística e o compartilhamento de conhecimento. A ação tem o compromisso de criar situações de encontro, em que a sociabilidade se desenvolva por meio da mediação da cultura.

Confira todos os cartazes em: @ensaios_ifpr_umuarama

O projeto “Afro-fotografia: Cultura e Resistência”, idealizado pela Profa. Dra. Leila Pontes, IFPR Campus Umuarama, em parceria com o NEABI, deu vida a uma exposição única, ao desafiar paradigmas de padrão de beleza e ao evidenciar a beleza negra e traços culturais ligados a ela. Na versão 2023, o projeto contou com a participação de alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, do curso de Edificações: Sarah de Moraes Vicente; e do curso de informática: Ana Vitória do Nascimento Leite, Raissa Santos Firmino, Arthur Thiago Mota e Hudson Gonçalves Mendes. Além desses, teve a colaboração da Profa. Ma. Karla Daniel Martins de Souza de Albuquerque (UNIOESTE-Cascavel), da trancista Jéssica Baiana (Espaço Flor), do maquiador Wellinton de Souza Carvalho e da fotógrafa e Profa. Ma. Dirley Aparecida Zolletti Zanerato (IFPR Campus Umuarama).

Semana da Consciência Negra na Biblioteca, organizado pela bibliotecária Ana Flávia Costa, teve o objetivo de destacar a literatura produzida por autores negros do acervo do IFPR. A exposição de obras proporcionou um ambiente acolhedor e educativo, estimulando a comunidade acadêmica a aprofundar seu entendimento sobre temáticas raciais.

Educação como Farol de Transformação:

Em um momento desafiador, em que obstáculos relacionados ao racismo persistem, acreditamos que a educação é a luz orientadora essencial. É através dela que desafiamos preconceitos, promovemos a compreensão e construímos uma sociedade na qual todos são respeitados. Juntos, moldamos um futuro de diversidade, livre de preconceitos. O Dia da Consciência Negra no IFPR Campus Umuarama não apenas celebrou, mas também reforçou o compromisso com a construção de um mundo mais justo e igualitário.

Esse encontro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra no IFPR Campus Umuarama, ressaltou a importância do conhecimento como uma ferramenta poderosa na luta contra o racismo.

O NEABI do IFPR de Umuarama agradece a participação de todos e todas.

Comissão Organizadora