Curricularização da extensão no Curso de Ciências Biológicas – Campus Umuarama

Curricularização da extensão no Curso de Ciências Biológicas

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas seguiu de forma ativa com os trabalhos de curricularização da extensão. No primeiro semestre de 2024, foi ofertado um dos componentes essencialmente extensionistas do curso, o Projeto Integrador II.

Os estudantes do 3º período estiveram presentes no evento de Aniversário dos 69 anos de Umuarama, nos dias 25 e 27/06 que ocorreu no Parque de Exposições Dario Pimenta da Nobre. Além disso dedicaram-se à criação de conteúdo para uma página de divulgação científica intitulada @projetointegradorif.

Na primeira etapa, foram desenvolvidas postagens sobre diversos temas, como “Medicamentos fitoterápicos”, “Áreas de estudo da Biologia”, “Educação sexual”, “Mulheres negras cientistas brasileiras”, entre outros. Após a conclusão dos delineamentos das postagens, os estudantes elaboraram e publicaram o material com muita dedicação.

Ao todo, foram realizadas 12 postagens, alcançando aproximadamente 2.000 contas e 12.000 visualizações de todos os materiais publicados. O uso de ferramentas de mídia social tem facilitado a divulgação científica, permitindo que a informação chegue a um público mais amplo e fortalecendo o vínculo da instituição com a comunidade.

Esta iniciativa, coordenada pelas professoras que acompanharam a turma neste semestre, reforça o compromisso do curso com a curricularização da extensão, integrando a teoria acadêmica com práticas que impactam diretamente a sociedade.