Estudantes do câmpus Umuarama assistem a palestra sobre radiação na água – Campus Umuarama

Estudantes do câmpus Umuarama assistem a palestra sobre radiação na água

Estudantes do curso técnico em Química integrado ao ensino médio do câmpus Umuarama assistem a palestra “Desvendando os efeitos das forças de radiação na água”. Na última sexta-feira (05/12) o prof. Dr. Gustavo Lukasievics da UTFPR – Toledo proferiu a palestra “”Desvendando os efeitos das forças de radiação na água” onde informou aos presentes estudantes sua pesquisa baseada num fenômeno físico que há alguns anos vem sendo pesquisado: a quantificação da interação da luz sobre a matéria.

Neste
trabalho, o pesquisador em colaboração com físicos da Universidade Estadual de Maringá conseguiu quantificar, com precisão, o impacto que um feixe laser exerce sobre a superfície da água. O resultado da pesquisa foi publicado na revista Nature Communications (https://www.nature.com/ncomms/2014/140707/ncomms5363/abs/ncomms5363.html). Com a palestra os estudantes puderem aprofundar seus conhecimentos sobre a física e a radiação.