5º IFPipoca leva diversão e reflexão para crianças e adolescentes – Campus Umuarama

5º IFPipoca leva diversão e reflexão para crianças e adolescentes

O 5º IFPipoca Semana da Criança aconteceu de 27 a 29 de setembro no Centro Cultural Vera Schubert e atendeu mais de 800 crianças e adolescentes de Umuarama, Serra dos Dourados, Roberto Silveira e Nova Olímpia. Ao todo, participaram do projeto oito escolas municipais, três escolas estaduais, uma escola particular e uma escola especial da APAE.
No hall de entrada do teatro municipal estavam obras de arte e móveis projetados pelo professor e designer do IFPR, Ivã de Lima, e construídos com material reciclável. “O sofá foi feito com madeira de pallets e as almofadas com retalhos de tecidos e restos de espuma de indústrias locais. O painel com a Pantera-Cor-de-Rosa foi montado com tampinhas, a escultura de lápis foi feita com cabos de vassoura quebrados, as luminárias foram criadas com embalagens de produtos de limpeza e as telas para pintura foram confeccionadas com retalhos de jeans”, conta o professor Ivã. Dessa forma, as crianças e professoras foram recepcionadas com essas valiosas dicas sobre design sustentável.
Os filmes exibidos foram de curta metragem, nacionais, selecionados do catálogo da Programadora Brasil, órgão associado do Ministério da Cultura. Após as sessões, houve um breve debate com os pequenos e a entrega de pipocas aos presentes.
O IFPipoca é um projeto de extensão anual do Instituto Federal do Paraná em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação e escolas particulares.
Além do IFPipoca, o IFPR mantém o Cine Arte, que exibe e debate filmes não-comerciais aos terceiros domingos do mês, às 15 horas no Centro Cultural, gratuitamente. Em outubro, o filme em exibição será Divertida Mente, em homenagem ao Dia da Criança.