Campus Umuarama realiza a segunda etapa do curso de Massoterapia – Campus Umuarama

Campus Umuarama realiza a segunda etapa do curso de Massoterapia

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama, em parceria com o Campus Londrina, realizou entre os dias 27 de setembro e 08 de outubro a segunda etapa do curso de Massoterapia. Mais uma vez os profissionais da região de Umuarama – inclusive aqueles que estão iniciando na profissão – puderam contar com a dedicação e a experiência dos professores do IFPR. Nesta etapa os alunos tiveram treinamento em Reflexologia e Massagem Laboral.

A primeira semana foi ministrada pela professora Cibele Savi Stelmach. Segundo a professora, a Reflexologia é uma massagem considerada como um método de tratamento holístico e milenar que possui como objetivo tratar o indivíduo em sua totalidade, ou seja, corpo, mente e espírito, a fim de induzir um estado de relaxamento, equilíbrio e harmonia. Estimula a capacidade natural do organismo a curar-se por si próprio. Consiste em pressionar ou massagear pontos reflexos específicos nos pés, os quais refletem o corpo humano por inteiro, obtendo-se resultados que vão desde o alívio de pequenos desconfortos e dores até a eliminação de certos distúrbios em várias regiões do corpo.

A segunda fase desta etapa foi ministrada pela professora Juliana Gomes Fernandes. Ela explica que a Massagem Laboral é uma técnica de massagem que dispensa uma estrutura mais sofisticada, sendo prática e de baixo custo. Em apenas 15 minutos, propicia acesso a uma forma de tratamento que promove equilíbrio e relaxamento das regiões cervical, torácica e lombar, bem como dos membros superiores. Sua utilização é indicada em casos de alterações musculares, alterações no retorno venoso e linfático, em casos de stress, cefaléia e como parte de um programa de prevenção de doenças e lesões relacionadas ao trabalho. Pelas razões anteriormente citadas, essa massagem vem sendo amplamente utilizada no ambiente de trabalho, proporcionando menor número de afastamentos, melhorando a concentração, motivação, criatividade e satisfação do trabalhador.

O professor Tarcisio Miguel Teixeira, coordenador do curso, lembra que os profissionais que participam deste módulo estão em processo de organização da Associação de Massoterapeutas de Umuarama e região. Esta associação servirá, entre outras funções, para regularizar a profissão de massoterapeuta na região. Como primeira ação, visando o benéfico crescimento dos profissionais, a associação está promovendo uma parceria com o IFPR para assegurar que novas etapas do curso sejam realizadas na cidade de Umuarama.

Os interessados em participar da associação e saber novidades sobre futuras etapas do curso podem entrar em contato pelo fone (44) 3056-6867, com Antonio José General. Informações também podem ser obtidas pelo site do IFPR – Campus Umuarama: www.ifpr.edu.br/umuarama.