Parceria entre IFPR e IFSULDEMINAS publicam dois artigos em revista de alto impacto
Publicado em
Em 2018, dois pesquisadores que estudaram juntos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dra. Patrícia Gomes, professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Umuarama e Dr. Marcos Magalhães de Souza, professor do Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Campus Inconfidentes, iniciaram uma parceria para realizar um projeto de pesquisa no Parque Nacional Ilha Grande, Paraná, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Sendo assim, juntamente com outros professores (Me. José Adolfo Almeida e Me. Alex Barros de Souza) e estudantes (Diego Santiago, Giuliano Bertinoti, Jean Nery e Mariane Peczec) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Campus Umuarama e, para a pesquisa, foram realizadas três campanhas de coleta no ano de 2019 (Foto 1).
O objetivo do projeto foi realizar o levantamento da diversidade de invertebrados existentes no parque, em especial de alguns insetos (vespas, borboletas, libélulas, moscas) e aracnídeos (opiliões). Esses invertebrados foram escolhidos por serem fundamentais em vários processos ecológicos, tais como: polinização, dispersão de sementes, controle biológico de pragas, ciclagem de nutrientes, etc. Dessa forma, sua conservação é fundamental para a conservação dos ambientes naturais.
Até o presente momento, vários trabalhos fruto da parceria entre IFPR, IFSULDEMINAS e ICMBio, foram apresentados em eventos científicos como congressos nacionais e internacionais e, dois artigos já foram publicados em revistas científicas de alto impacto.
Os dois artigos trazem importantes informações sobre a biodiversidade brasileira, sendo que um deles é extremamente importante para o estado do Paraná, pois coloca o Parque Nacional de Ilha Grande no cenário nacional (Foto 2 e 3). Esse estudo faz um levantamento sobre a diversidade de vespas sociais na Mata Atlântica, comparando trabalhos realizados em diversos estados brasileiros. O segundo artigo é muito importante pois revela a ocorrência de uma espécie de borboleta criticamente em perigo de extinção, fato de extrema relevância para a conservação do parque (Foto 4 e 5).
Trabalhos visando a conservação da biodiversidade são e serão cada vez mais importantes, tanto no Brasil quanto no restante do mundo. Especialmente porque, os mais graves problemas enfrentados pela humanidade atualmente, tais como as mudanças climáticas e a própria pandemia do Covid 19, estão diretamente relacionadas à destruição dos habitats naturais e à perda da biodiversidade.
Continuaremos sempre lutando pela conservação da biodiversidade brasileira.
Confira os artigos abaixo: