Tarde cultural na Biblioteca do IFPR Campus Umuarama – Campus Umuarama

exposição

Tarde cultural na Biblioteca do IFPR Campus Umuarama

Na tarde da última sexta-feira (16 de junho), a Biblioteca do IFPR Campus Umuarama recebeu exposições, que permanecerá lá nos próximos dias para a visitação de toda a comunidade acadêmica.

A tarde cultural foi uma iniciativa da estudante Ana Caroline Policarpo, da Licenciatura em Química, com o objetivo de disseminar cultura e divulgar materiais produzidos pelos estudantes do campus.

Produzida pelos estudantes do 4º ano de Licenciatura em Química, o Cordel “Odisseia dos Narradores de Javé” narra a trajetória explorada no filme de Eliane Caffé, Narradores de Javé e a importância do registro histórico de pessoas e comunidades, tema explorado na unidade curricular de Fundamentos da Educação, pela Professora Silvia Basso.

Para a produção do cordel os estudantes contaram com as instruções do professor e cordelista Adenilson Barros de Albuquerque. Além da produção do cordel, os estudantes produziram a tinta e a base em borracha para a xilogravura da produção.

Além desse trabalho, há a exposição do projeto “Poemação”, a qual traz como tema a crise vivenciada pelos povos Yanomamis, recentemente divulgada por diversas mídias.

O projeto corresponde a uma ação desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa sob a coordenação da Professora Leila Pontes e produzida pelos estudantes do 2º ano do Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio e envolve abordagem de aspectos gramaticais relacionada à leitura e à produção de textos (poemas), considerando o social, o histórico e o ideológico.