AGOSTO LILÁS NO IFPR – Campus Umuarama

AGOSTO LILÁS NO IFPR

Professora envolve alunos do ensino médio na campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A professora Leila Pontes da área de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Paraná (campus Umuarama) é idealizadora da produção e da exposição de vídeos artísticos (monólogos) que procuram promover o enfrentamento à violência contra a mulher. A ação está vinculada ao projeto “Observatório da educação de qualidade: políticas públicas, práticas e métodos” e foi desenvolvida com os alunos dos primeiros anos dos cursos de Química, de Informática e de Edificações do ensino médio. A partir dessa prática, a docente visa conscientizar os alunos e, consequentemente, a sociedade sobre as implicaturas de relacionamentos violentos, abusivos, cujas maiores vítimas são mulheres.

De acordo com a professora, “É necessário possibilitar ao aluno uma formação ampla, que, além da habilidade de lidar com as palavras, desenvolva e promova visão crítica, responsável e perspicaz da realidade. Em um país no qual casos de feminicídio vêm aumentado, ao meu ver, práticas de ensino que levem o sujeito a se proteger e a não produzir comportamentos machistas, misóginos são de extrema relevância”.

Nesse sentido, Pontes ainda acrescenta que as discussões em torno da produção dos monólogos permitem aos alunos o debate sobre as várias formas de manifestação dessa violência, resultando na conscientização de que ela não se restringe à agressão física, ou seja, há também a violência psicológica, uma agressão dissimulada, menos evidente, mas igualmente perigosa. O trabalho proporciona o autoconhecimento, a autoavaliação: meninos e meninas voltam os olhares para si mesmos, para sua constituição ideológica, para seus relacionamentos e discutem, além da Lei Maria da Penha, temas como igualdade, respeito mútuo e limites.

O resultado desta ação de enfrentamento à violência contra a mulher está aqui disponível.

Aproveitem! Confira todos os vídeos nos links abaixo:

1º Monólogo_Jairo Narciso

2º Monólogo_Jairo Narciso