Sessão Especial do IFPipoca – Campus Umuarama

Sessão Especial do IFPipoca

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama, tem um projeto de extensão, IFPipoca, cujo objeto é a exibição de  filmes de longa e curta metragem nacionais, locados da Programadora Brasil, um órgão vinculado ao Ministério da Cultura. O projeto tem como parceiros a Fundação Cultural Schubert, o Colégio Estadual Bento Mossurunga e o Núcleo Regional de Educação de Umuarama. Seus objetivos são: sensibilizar a comunidade para que seja desenvolvido e/ou ampliado o senso crítico intelectual, social e cultural da população; aumentar as opções de acesso à cultura e à arte para a população de Umuarama e região; propiciar o conhecimento de diversas formas de linguagem e expressão de que o cinema trata; propiciar o conhecimento de atores, diretores e animadores nacionais; e difundir a arte e cultura brasileira.

Após esse breve relato, gostaríamos de convidá-los para uma sessão especial do IFPipoca que acontecerá no dia 18 de abril, às 19h30′ no teatro da Fundação Cultural Schubert, gratuitamente.
Serão exibidos 3 filmes de curta metragem da série ‘Diferenças’. Os filmes, ‘Reminiscência’ (Eduardo Nunes, 2001), ‘O resto é silêncio’ (Paulo Halm, 2003) e ‘Criaturas que nasciam em segredo’ (Chico Teixeira, 1995) nos mostram o mundo por meio da perspectiva de deficientes visuais, auditivos e de anões, respectivamente. Após a exibição, haverá debate sobre os temas apresentados.

Na ocasião estarão presentes a equipe pedagógica do Núcleo Regional de Educação e representantes das escolas estaduais. Também serão apresentados os outros projetos de extensão do IFPR, no sentido de que eles possam colaborar com a formação holística dos alunos e da população em geral de Umuarama e região.

Serão fornecidas declarações para os presentes.