Professora defende Tese de Doutorado na UEM – Campus Umuarama

Professora defende Tese de Doutorado na UEM

A professora do IFPR e coordenadora do curso técnico em Controle Ambiental do câmpus Umuarama, Máriam Trierveiler Pereira, defendeu no dia 28 de junho na Universidade Estadual de Maringá (UEM) sua tese de doutorado intitulada “Desenvolvimento de metodologia de Indicador de Qualidade Socioambiental Urbana (IQSAU) e aplicação em cidades do Paraná”, e foi aprovada. Seu orientador, professor PhD. Marcelino Luiz Gimenes, participou da defesa de forma virtual, pois encontra-se na Universidade de Oxford, Inglaterra. Os trabalhos foram conduzidos pela professora Drª. Rosângela Bergamasco e avaliados pelos membros da Banca Prof. Dr. Carlos Mello Garcias (PUC-PR), Prof. Dr. Frederico Fonseca da Silva (IFPR), Profª. Drª. Amália Maria Goldberg Godoy (UEM) e Profª Drª. Terezinha Aparecida Guedes (UEM). O trabalho teve como objetivo reunir subindicadores e indicadores primários para mensurar a qualidade socioambiental oferecida por 16 cidades do Paraná, com mais de 100 mil habitantes, de 2000 a 2008. Foram incluídos na pesquisa indicadores referentes a: educação; saúde; segurança pública; empregabilidade e renda, cultura, arte e lazer; mobilidade e acessibilidade; saneamento básico; comunicação e expressão; qualidade ambiental da água; qualidade ambiental do ar; qualidade ambiental do solo; áreas verdes; qualidade climática, este último de forma inédita em termos de indicadores.

Os parâmetros foram analisados a partir de bases de dados oficiais, como Ministérios, Secretarias Estaduais, Órgãos Ambientais, Institutos de Pesquisa e Estatística etc.

Como uma das conclusões, percebeu-se que as cidades da região metropolitana de Curitiba apresentaram baixos resultados referentes aos indicadores sociais, pois a metrópole oferece boas condições socioeconômicas e de infraestrutura que são usufruídas pela população das cidades vizinhas. Dessa forma, o IQSAU poderá ser utilizado por gestores municipais e regionais para traçar estratégias de planejamento e desenvolvimento. Em breve o trabalho será disponibilizado para a comunidade acadêmica, Prefeituras e Secretarias Municipais, e Secretarias Estaduais de Planejamento, além do Ministério das Cidades.