Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil em Umuarama – Campus Umuarama

Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil em Umuarama

Na última segunda-feira dia 19, no Câmpus Umuarama, com a presença dos diretores, professores e técnicos, aconteceu a esperada aula inaugural do Programa Mulheres Mil.

Fazendo parte do Brasil Sem Miséria do governo federal, o Programa Mulheres Mil vai promover escolarização, profissionalização e cidadania de cem mil mulheres por todo o país. Em Umuarama o Programa se denomina “Pelas mãos das mulheres” com foco profissionalizante em Manicure e Pedicure e Panificação e Confeitaria.

Às 20h, na sala central de projeções reuniram-se as cem novas alunas, muitas acompanhadas de seus maridos, para receber as boas vindas e assistir a primeira aula de seus cursos. O cerimonial foi conduzido pelo diretor administrativo do câmpus, Prof. Carlos Dalla Nora a partir da execução do Hino Nacional. O pastor da Primeira Igreja Batista e aluno do curso técnico de Orientação Comunitária do IFPR/Umuarama, Geremias Correia Junior realizou prece de agradecimento e louvor pelas oportunidades que programas como estes abrem às pessoas. O diretor geral, Professor Vicente Estevãm Sandeski e o diretor de ensino Odacir Zanatta, fizeram respectivamente suas falas de boas vindas. A aluna Zoraida Roa Larrota, também do curso de Orientação Comunitária, declamou poesia de Clarice Lispector exaltando os sonhos e capacidades das mulheres.

Na sequência, as gestoras locais do programa, Professoras Stella Alonso Rocha e Silvia Basso, passaram a apresentar matriz curricular do curso e a aula foi conduzida numa apresentação descontraída sobre as possibilidades trazidas pelo conhecimento e pelo Instituto Federal, como instituição de ensino pública e de qualidade.

Enquanto a aula ocorria os filhos das várias alunas eram atendidos em uma outra sala pelas demais alunas do curso técnico em orientação comunitária, sob a coordenação e com a participação da equipe de professores do câmpus, com contação de histórias usando fantoches.

Após a aula, as alunas do Programa Mulheres Mil assinaram a documentação de abertura de suas contas bancárias para o recebimento de bolsas de estudos, previstas no programa.

Com o objetivo de conhecer e ambientar-se no Instituto Federal, as alunas foram conduzidas por um pequeno passeio às dependências do prédio, localizando ambientes e funcionários.

Durante o coffe-break servido no hall de entrada, todos foram brindados por uma apresentação de dança flamenca do Projeto Faça Arte do IFPR/Umuarama, concluindo-se assim, a primeira de muitas e produtivas aulas para as “mulheres mil”, ficando um especial agradecimento a toda a maravilhosa equipe do IFPR câmpus Umuarama – professores, técnicos administrativos e serviços gerais, sem os quais não seria possível cumprir com qualidade tão nobre tarefa, e aos senhores Daniel Pedroso de Souza e Sansão Rodrigues dos Santos, agentes comunitários de saúde dos bairros Industrial e Laranjeiras, grandes incentivadores e líderes comunitários que estiveram também presentes nessa primeira aula.