IFPR Câmpus Umuarama Abre Inscrições para Quatro Cursos do Pronatec – Campus Umuarama

IFPR Câmpus Umuarama Abre Inscrições para Quatro Cursos do Pronatec

O segundo módulo do curso técnico em Informática oferecido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) começa na próxima segunda- feira (04), no período vespertino, das 13h30 às 17h30. As aulas são desenvolvidas por meio do programa Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Segundo a coordenadora do Pronatec no IFPR, Silvia Eliane de Oliveira Basso, o curso de Informática já está em andamento, não tendo mais a possibilidade de vagas para novos alunos. “Como está no segundo módulo, não tem como abrir novas matrículas. O curso de Informática tem duração de um ano e meio e as aulas são ministradas nos laboratórios do Instituto”, explica Silvia.

OUTROS CURSOS

Ofertando mais quatro cursos ao Pronatec, a Secretaria Estadual de Educação escolheu dentro do catálogo que cursos disponíveis se encaixam no perfil dos acadêmicos de Umuarama e região, além de analisar as necessidades do mercado de trabalho local. Para esse ano, os cursos oferecidos acontecerão durante a tarde, encaixando-se na modalidade concomitante, atendendo es- tudantes que cursam o Ensino Médio no período matutino. “A faixa etária permitida é para alunos a partir de 16 anos, sendo necessária a comprovação de que está cursando o Ensino Médio. Os quatro cursos oferecidos estão dentro do programa FIC (Formação Inicial e Continuada)”, afirma a coordenadora.
Os cursos disponíveis para esse ano letivo são de Desenho de Construção Civil, Programador para Web, Auxiliar Administrativo e Monitor de Recreação, havendo 35 vagas para cada modalidade. Todos eles possuem uma carga horária de 160 a 200 horas e são profissionalizantes. As aulas ocorrerão em três dias da semana, no IFPR. “As inscrições estarão abertas nas próximas semanas e podem ser feitas no Ceebja. Para esses cursos, o estudante recebe transporte, material didático e alimentação, não havendo nenhum custo para o aluno”, relata Silvia.

DOCUMENTAÇÃO

Para a realização da matrícula é necessário que o aluno leve uma cópia da Cédula de Identidade, CPF e uma declaração escolar, comprovando a frequência no colégio em que está matriculado.

Fonte: Tribuna Hoje