IFPR Câmpus Umuarama Conta Agora Com Grupo de Estudos em Programação (GEP) – Campus Umuarama

IFPR Câmpus Umuarama Conta Agora Com Grupo de Estudos em Programação (GEP)

O Grupo de Estudos em Programação (GEP) visa desenvolver junto aos alunos (e ex-alunos) do IFPR Câmpus Umuarama o estímulo aos estudos em Programação e seus assuntos correlacionados: técnicas, metodologias, linguagens, ferramentas, frameworks, ambientes, etc. O projeto de extensão será planejado e coordenado pelo professor de informática: Marcelo Trierveiler Pereira, que fará a manutenção do projeto no âmbito qualitativo. Todo o suporte em relação aos conteúdos deste projeto, como por exemplo: linguagem de programação, exercícios, desafios, ambientes de desenvolvimento alternativos, serão realizados pelo proponente deste projeto auxiliado pelas professoras de informática: Márcia Cristina Dadalto Pascutti e Elaine Augusto Praça. Ainda, o professor Otávio Akira Sakai, Doutor em Física, terá sua contribuição nas oficinas sobre Física, onde tiver envolvido cálculos de velocidade, gravidade, colisão de partículas, coordenadas, direção, entre outros conhecimentos de Física pertinentes aos desafios propostos. Estes conhecimentos serão necessários ao programar kits de robótica, por exemplo.
JUSTIFICATIVA DO GRUPO:
A frequência dos avanços tecnológicos na era da informação e comunicação tem aumentado nos últimos anos. Com estes avanços surgem alguns desafios, que dentre vários podemos destacar:

1- A transmissão de conhecimentos de forma eficiente é um dos grandes desafios do ensino-aprendizagem.

2- Não menos importante, as novas ferramentas computacionais (ambientes de desenvolvimento, novas metodologias, etc) que auxiliam no processo de realização de alguma tarefa tem evoluído com maior rapidez nos últimos anos, fazendo os velhos conceitos ficarem defasados muito rapidamente.

3- Cada vez mais a humanidade fica dependente de equipamentos eletrônicos que por sua vez precisam ser programados por algum desenvolvedor.

4- O nível de abstração e a quantidade de raciocínio lógico faz com que vários estudantes de programação desistam ou se sintam desmotivados em continuar nesta carreira.

Conseguir fazer uma efetiva transmissão de conhecimento, acompanhar o avanço de ferramentas, fazer uma boa programação e manter o interesse e motivação em programação é um exercício diário para professores e alunos. Diante destes fatos, surgiu no Câmpus do IFPR de Umuarama a ideia de um Grupo de Estudos de Programação (GEP). Com esse grupo teremos a possibilidade diária de estudo e reforço de programação por parte dos professores e estudantes, mantendo seu conhecimento nesta área sempre atualizado.

Uma das formas de solidificar o conhecimento é por meio da prática dos conteúdos vistos juntamente com desafios motivadores. No entanto, dentro da cidade de Umuarama não existem tantas empresas de desenvolvimento de software para aceitar estagiários nesta área, o que faz com que seja preciso um espaço de programação para os alunos. Por outro lado, os professores precisam estar constantemente adquirindo conhecimento e compreensão de sua área, além de estar sempre em contato com pesquisadores sobre novas metodologias de ensino a fim de motivar os alunos nesta área de programação.

Este grupo será aberto, para o público interno do IFPR, para os alunos egressos, outros alunos e/ou professores de informática de outras instituições. Este grupo contará com a experiência profissional de professores com formação nas áreas de abrangência deste projeto. Os envolvidos serão principalmente professores de informática e alunos do curso técnico em informática além de outros interessados. Os atuantes do grupo serão incentivados a fazer uma documentação do conhecimento adquirido podendo ser divulgado na forma de manuais, tutoriais, poster, blog, seminários, jogo ou game digital ou outra ferramenta de informação.

Mais informações através do https://gep-br.blogspot.com.br/ ou e-mail: gep-br@ifpr.edu.br