NAPNE Promove Palestra Sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) – Campus Umuarama

Na tarde da última terça-feira (26), os servidores do IFPR Câmpus Umuarama, participaram de uma palestra com o tema Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), proferida pelo Neurologista, Dr Silvio Alexandre Bruno. Esta ação está vinculada às atividades do NAPNE. A palestra teve como objetivo fornecer informações importantes sobre TDAH aos professores e demais profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem. O palestrante deu dicas de como identificar sintomas e características da pessoa com TDAH, e ao mesmo tempo, indicou algumas  estratégias eficazes de ensino que contribuem para a melhora da qualidade de vida dela. As informações passadas foram de fundamental importância, pois o desconhecimento aumenta as sensações de impotência e frustração do profissional de ensino, pois o TDAH afeta não apenas o comportamento, mas também o processo de aprendizagem das pessoas. O palestrante priorizou as questões de identificação, sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos, fatores indispensáveis para entendermos essa manifestação em sala de aula. O aluno com TDAH tem dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes. São pessoas facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos “internos”, isto é, vivem “voando”. Nas avaliações, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc.). Como a atenção é imprescindível para o bom funcionamento da memória, elas em geral são tidas como “esquecidas”, o “esquecimento” de recados, material escolar, aquilo que estudaram na véspera da prova, etc, é uma das principais queixas dos pais. Quando elas se dedicam a fazer algo estimulante ou de interesse, conseguem permanecer mais tranquilas. O fato de uma criança conseguir ficar concentrada em alguma atividade não exclui o diagnóstico de TDAH. Por isso, a informação é o melhor caminho para entendermos as pessoas com esse distúrbio. Percebemos que a palestra foi bem aceita pelo o grupo, que foi muito participativo, fizeram muitas perguntas pertinentes ao assunto.

Confira as fotos no Facebook do Câmpus.