Alunos do Integrado em Química Apresentam Trabalho no I Encontro Regional de Química – Campus Umuarama

Os estudantes Matheus Formaggi, Thainá Rafael, Felipe Pellarigo e João Vitor Rêgo, do 2º ano Ensino médio Integrado em Química – Câmpus Umuarama, participaram do I Encontro Regional de Química da UTFPR – Campo Mourão, organizado pelo curso de Licenciatura em Química da mesma instituição. O objetivo desse encontro era atualizar conhecimentos e incentivar a produção científica na área de química. Os estudantes Matheus Formaggi e Thainá Rafael, bolsistas PIBIC-Jr (CnPq), apresentaram, de forma oral, os trabalhos intitulados: “Análises físico-químicas para obtenção de tiquira a partir do bagaço da mandioca (sculenta Crantis)” e “Extração de essências aquosas de hortelã (menta spicata) e manjericão (ocimum basilicum) por arraste a vapor”, respectivamente. Tais trabalhos são resultados parciais de suas pesquisas desenvolvidas no IFPR- Câmpus Umuarama. Os estudantes também participaram das oficinas: Ciência no Cotidiano – Fenômenos Naturais, ministrado pelas profas. Dras. Roseli Constantino Schwerz e Regiane da Silva Gonzalez (UTFPR), Ação Antioxidante em Alimentos, ministrado pela Profa. Luciana Ercoli (UTFPR) e Isolamento e caracterização de óleos essenciais, ministrado pelo Prof. Msc. Adriano Lopes Romero (UTFPR). Além disso, assistiram a palestra: Utilização de óleos essenciais no controle de microrganismo biocorrosivos e fitopatogênicos.
 Palestrante: Prof. Dr. Sergio Paulo Severo de Souza Diniz (Departamento de Bioquímica – UEM). O evento aconteceu entre os dias 18 a 21 de junho.

Nos três dias de encontro, os estudantes do IFPR puderam trocar conhecimentos, experiências acadêmicas no meio científico e saberes na área química, com estudantes e docentes do nível superior. Contribuindo muito para suas formações acadêmicas.

Confira as Fotos no Facebook do Câmpus