Unesco oferece oportunidade de estudo na Rússia em Energia Sustentável – Instituto Federal do Paraná

internacionalização

Unesco oferece oportunidade de estudo na Rússia em Energia Sustentável

O Centro Internacional para o Desenvolvimento de Energia Sustentável (ISEDC) em Moscou, Rússia, em parceria com a Unesco, oferece vinte bolsas de estudo com duração de quatro semanas no âmbito do Programa de Bolsas Unesco/ISEDC – Edição 2016. As inscrições vão até 15 de março.

Tendo em vista que as questões relativas à energia são prioridade para a comunidade internacional e para o Sistema das Nações Unidas, as referidas bolsas de estudo visam a ampliar a formação de recursos humanos e a contribuir para o desenvolvimento de capacidades no campo da energia renovável e sustentável, nos países em desenvolvimento e naqueles em transição.

A bolsa de estudos inclui:
– Valor do treinamento (período de 03 a 28 de outubro de 2016);
– Passagens aéreas;
– Seguro;
– Ajuda financeira durante o curso (acomodação, alimentação).

Requisitos
– Bacharelado em Ciências Naturais ou Exatas ou Tecnologia ou Bacharelado em Economia;
– Proficiência em inglês (comprovada mediante apresentação de certificado);
– Idade limite de 35 anos.

Inscrição
Os candidatos poderão escolher entre as seguintes áreas de estudo, as quais estão alinhadas com os objetivos da Unesco e as prioridades do programa:
– Energia e desenvolvimento sustentável;
– Gestão ecológica de recursos energéticos;
– Energia renovável;
– Geração de energia sustentável e renovável.

O dossiê de candidatura deve ser elaborado em inglês ou francês e encaminhado por correio, em duas vias, à Damc/MRE, onde deverá ser recebido até o dia 15 de março de 2016, contendo:
– O formulário simplificado de candidatura a bolsas da Unesco, devidamente preenchido;
– 6 (seis) fotos;
– Fotocópia(s) autenticada(s) do(s) diploma(s);
– Fotocópia do certificado de proficiência no idioma inglês;
– Uma carta de apresentação do candidato, em inglês, com informações sobre seu perfil, área na qual deseja realizar a pesquisa, objetivos e resultados esperados quanto à utilização dos conhecimentos adquiridos na sua área de estudo/trabalho, bem como para o país; e
– Uma carta de recomendação, em inglês, de professor universitário ou outro profissional da área de atuação do candidato, com informações sobre as qualificações do candidato e sobre a relevância do seu projeto de pesquisa.

O endereço para o envio dos dossiês de candidatura é:
Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC)
Ministério das Relações Exteriores
Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408 Brasília – DF, Brasil 70.170-900

Obs.: Uma cópia digitalizada do dossiê de candidatura deverá ser adiantada, por e-mail, ao endereço eletrônico damc.itamaraty@gmail.com.

Para mais informações, deve-se acessar a página da Unesco, ou então entrar em contato com Gustavo da Veiga Guimarães, Chefe da Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (Damc), pelo e-mail damc.itamaraty@gmail.com.

No IFPR, a possibilidade de participação pode ser verificada junto à Coordenadoria de Relações Internacionais pelo telefone (41) 3595-7643 ou e-mail internacional@ifpr.edu.br.