Alunos do Campus União da Vitória realizam visita técnica na Estação Experimental da EPAGRI de Videira – SC – Campus União da Vitória

agronomia

Como aula prática das disciplinas de Viticultura e Enologia, os estudantes do curso de Agronomia do Campus União da Vitória participara, na última segunda-feira (12), de uma visita técnica à Estação Experimental da EPAGRI, no município de Videira/SC.

Durante a manhã, os estudantes participaram de uma aula prática sobre poda da videira, ministrada pelo engenheiro agrônomo e extensionista da EPAGRI, Arlindo Rech Filho, que abordou as técnicas de manejo da videira para garantir a qualidade da produção vitivinícola.

No período da tarde, a visita continuou na vinícola experimental da EPAGRI, onde os alunos foram recebidos pelo pesquisador em enologia, Dr. Vinicius Caliari, que falou sobre o processo de elaboração de vinhos, desde o recebimento das uvas, fermentação, até os métodos de envelhecimento e estabilização das bebidas. Além disso, foi possível conhecer alguns experimentos realizados na estação, com especial atenção aos vinhos produzidos com uvas PIWI, variedades conhecidas por sua resistência ao míldio, uma das principais doenças que afetam as videiras no sul do Brasil.

De acordo com o professor da unidade, Leonardo Zucuni Guasso, que acompanhou os estudantes na visita, a experiência foi enriquecedora e proporcionou aos estudantes uma visão prática e aprofundada dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“Além de poder ver os conceitos aprendidos sendo desenvolvidos, a visita também permitiu aos acadêmicos se aprofundarem nas inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas na área de viticultura e enologia, contribuindo significativamente para sua formação profissional”, finalizou Guasso.