Semana do Livro e da Biblioteca

Semana do Livro e da Biblioteca 2024 é realizada no Campus União da Vitória

Publicado em

Equipe organizadora da Semana do Livro e da Biblioteca 2024

Oficina, palestras e apresentações artísticas marcaram a edição 2024 da Semana do Livro e da Biblioteca do Campus União da Vitória, realizada entre os dias 01 e 04 de outubro.

A abertura do evento contou com a apresentação artística do cantor local, Hugo Correia que tocou e cantou canções da música popular brasileira, levando os presentes a levantar a voz em coro com o artista.

Ainda no primeiro dia, foram realizadas a oficina de Marcadores de Página em Crochê, com a professora da unidade, Gicielen Retcheski; uma palestra sobre Literatura de Cordel, com a professora da Unespar, Graciele Silva; e a oficina de poemas Poemagia, com a professora do Campus União da Vitória e escritora, Adriana Barreta.

“A oficina se chama Poemagia, mas poderia se chamar “você não sabe que é poeta, mas eu sei”. É muito gostoso ver as pessoas redescobrirem o olhar poético que tinham na infância e escreverem um poema que não raro acaba sendo o primeiro de muitos. O que posso dizer? Foi lindo!”, declarou Barreta.

No período da noite do primeiro dia, foi realizada a apresentação artística dos Pequenos Arteiros e a palestra com o professor a UGV, Romildo Lisboa, com o tema O Futuro da TI.

O segundo dia do evento trouxe os membros da Academia de Letras do Vale do Iguaçu que contaram sobre a história da academia na região; a apresentação artística Luís Monge; a palestra Os des-limites na
literatura brasileira contemporânea
, com a professora da Unespar, Clarissa Comin; além da participação do escritor, Luís Malon.

Na quinta-feira, o campus recebeu a visita do professor Fernando Henrique Cordeiro, da UNESPAR, que trouxe a palestra Palestra Ler, desvendar, adivinhar: possibilidades de letramento literário; além de uma sessão de Spa Literário com a servidora da biblioteca da unidade, Viviane Traversin; e a apresentação do vídeo com os poemas da escritora Adriana Barreta.

O último dia do evento trouxe duas oficinas, uma virtual, com o professor do IFMT, Luiz Renato de Souza Pinto, sobre Leitura e Interpretação poética; e uma presencial, com a professora Vanessa Chucailo, sobre Literatura de Cordel Associado à Cultura Local.

Além das oficinas, a sexta-feira trouxe as palestras Literatura no Contexto Digital, com o professor da Unespar, Caio Ricardo Bona Moreira; e A importância do trabalho voluntariado, com as voluntárias da Casa Bebel, da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Para a auxiliar de biblioteca e uma das organizadoras do evento, Viviane Traversin, o evento deste ano teve como destaque a valorização dos artistas locais, desde da área da música quanto escritores e atores.

“Todos anos trabalhamos incansavelmente para preparar uma semana do livro cheia de atrações que reforcem a importância da biblioteca e dos livros e, neste ano, pudemos contar com esses artistas que abrilhantaram nosso evento com seu carisma e talento. Além do conhecimento trazido pelos palestrantes das mais diversas áreas e a ludicidade nas oficinas. Foi lindo ver os participantes produzindo textos e artesanatos com o conhecimento adquirido nas oficinas. Já estamos cheias de expectativas para o próximo ano”, avaliou Traversin.