Campus União da Vitória participa da Semana do Livro e da Biblioteca que integrou os campi do IFPR – Campus União da Vitória

Semana do Livro e da Biblioteca

Com estudantes ministrando oficinas e realizando apresentações culturais, o Campus União da Vitória participou da Semana do Livro e da Biblioteca que ocorreu dos dias 26 a 30 de outubro e uniu todas as bibliotecas do IFPR.

Essa foi a primeira vez que o evento ocorreu de forma integrada, unindo todos os campi, que prepararam palestras, oficinas, desafios literários e apresentações culturais. Todo o evento foi realizado de forma virtual, devido às circunstâncias de distanciamento social do período de pandemia de Covid-19.

“Foi preciso repensar todo o evento, que até então oferecia atividades presenciais em cada um dos campi, mas acreditamos que fomos muito bem representados pela servidora da biblioteca do Campus União da Vitória, Viviane Traversin, que mediou duas palestras: Literatura e leitores, leituras para vestibulares, ministrada por Alessandra Finckler; e Leitura in e pós-pandemia: da compreensão das emoções à construção de estratégias de felicidade, ministrada por Leyla Pryjma”, conta a bibliotecária da unidade, Daiana Canato.

Além das palestras mediadas pela servidora, o campus contou também com a participação da estudante do segundo ano do curso Técnico em Informática, Geovana Arndt, que ministrou uma oficina de Draw my Life, que consiste em vídeos feitos com a edição acelerada, em que uma mão desenha em um quadro branco enquanto a história é narrada, facilitando aos espectadores entenderem melhor a mensagem.

O campus também se fez presente nas apresentações culturais, com o estudante do curso de Agronomia, Fernando Oleinick, cantando músicas populares brasileiras e com as estudantes do curso Técnico em Informática, Geovana Arndt e Isadora Santos, que entoaram uma canção de Elvis Presley.

“O evento foi um momento marcante, que proporcionou o incentivo à reflexão e a ampliação do pensamento crítico como leitor. Os assuntos abordados nas palestras e oficinas foram discutidos de maneira prazerosa, interativa e com a participação de todos, desde a comunidade interna do IFPR, quanto à externa”, avaliou a auxiliar de biblioteca da unidade, Joice Nascimento.

Sobre a Semana do Livro e da Biblioteca

A Semana do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto n.º 84.631 de 9 de abril de 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos os anos entre os dias 23 e 29 de outubro e, no último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro.

No Campus União da Vitória o evento está em sua sexta edição, sendo marcado por oferecer atividades diferenciadas em cada uma de suas edições, desde exposições de sebos locais e caça ao tesouro até oficina de origami.