Campus União da Vitória promove palestra educativa sobre combate à Dengue, Chikungunya e Zika – Campus União da Vitória

chikungunya

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar sua equipe de servidores e os alunos para o combate ao vetor dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, o Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) promoveu uma palestra educativa, com servidores da Vigilância Sanitária e da 6.ª Regional de Saúde do Município.

A palestra foi conduzida pela farmacêutica Ana Paula Moreira e Silva e a enfermeira da Vigilância em Saúde Adriana Moreira de Castilho dos Santos, servidoras da 6.ª Regional de Saúde de União da Vitória, e pela agente de endemias Angélica Rodrigues e o enfermeiro Alan Müller, servidores da Vigilância Sanitária do Município.

Os palestrantes apresentaram um vídeo informativo, mostrando desde a fisiologia do mosquito Aedes aegypti, até as formas de transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika, os sintomas das doenças e a prevenção. A novidade, foi a apresentação do pouco conhecido mosquito Aedes albopictus, transmissor da febre amarela silvestre, mas que também transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Em União da Vitória, este ano, foram detectados 28 focos dos mosquitos.

A enfermeira da Vigilância em Saúde da 6.ª Regional de Saúde, alerta que há seis casos de óbitos por Dengue no Paraná, e que a doença é a pior das três, pois pode levar o paciente à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Um dos agravantes, nesse caso, pode ser a automedicação, que leva ao enfraquecimento dos vasos sanguíneos, causando a Dengue Hemorrágica, uma das formas mais graves da doença.

Todos que participaram da palestra receberam um informativo impresso, produzido pela Secretaria de Saúde do Paraná, em que consta uma lista de ações que cada um deve fazer em sua casa para combater o vetor de transmissão dessas doenças. A farmacêutica pediu ajuda para que todos disseminem as informações recebidas, pois combater o mosquito é um dever de todos.

Pacto pela Educação Brasileira Contra o Zika

A ação realizada pelo Campus União da Vitória faz parte do Pacto pela Educação Brasileira Contra o Zika, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), envolvendo os Institutos Federais, e as Secretarias Estaduais e Municipais de todo País, além de outras instituições, que estão comprometidos com a campanha #ZikaZero.

O governo federal tem especial preocupação com o combate ao Zika vírus, para prevenir que mais mulheres grávidas sejam picadas, levando ao risco de o feto desenvolver a microcefalia. No momento do lançamento dessa campanha, o Ministro da Educação, Aloisio Mercadante, afirmou que a única força social verdadeiramente capaz de mobilizar o Brasil e enfrentar essa questão são 60 milhões de trabalhadores e estudantes diretamente envolvidos na educação.

Segundo o diretor administrativo e de planejamento do Campus, essa foi uma primeira ação, apenas uma capacitação para que alunos e servidores conheçam as larvas, os mosquitos e a gravidade das doenças. As próximas ações estão sendo elaboradas pela equipe, a serem realizadas nos dias 26 de fevereiro e 4 de março, obedecendo o cronograma proposto pelo MEC.