Curso Superior Bacharelado em Agronomia

Bacharelado em Agronomia

Atualizado em

SOBRE O CURSO

Curso: Bacharelado em Agronomia.

Coordenador: Carlos Kosera Neto

lattes: https://lattes.cnpq.br/5268265525884802;

E-mail: sup.agronomia.uniaodavitoria@ifpr.edu.br

Telefone: (42) 2102-1443.

Curso Avaliado com Nota 4 pelo MEC: https://ifpr.edu.br/uniao-da-vitoria/curso-de-agronomia-do-campus-uniao-da-vitoria-e-avaliado-com-nota-4-pelo-ministerio-da-educacao/

Forma de Oferta: Presencial.

Área do Conhecimento / Eixo Tecnológico: Ciências Agrárias / Agronomia.

Pré-requisitos: Para ingressar no Curso Superior de Bacharelado em Agronomia é necessário o certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

Quantidade de Vagas: 40 vagas anuais.

Turno de oferta: matutino e vespertino

Horário de oferta do curso:

Matutino: 07h30min – 12h 

Vespertino: 13h30min – 18h 

Carga horária total: Carga Horária dos componentes curriculares: 3.740 horas 

Carga Horária dos Estágios: 366 horas 

Carga Horária Atividades de Creditação de Extensão: 100 horas 

Carga Horária Total: 4.206 horas

Tipo de Matrícula: Matrícula por ano.

Regime Escolar: Regime escolar semestral.

Endereço de oferta: 

Campus: União da Vitória 

Rua e número: Av. Paula Freitas, 2800 

Bairro: São Braz 

Cidade: União da Vitória 

UF: PR 

CEP: 84603-264

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso de Agronomia do Instituto Federal do Paraná deverá apresentar capacidade técnica e científica para atuação profissional em todas as áreas da Agronomia, ter valores humanísticos, princípios éticos, visão socioeconômica ampla, capacidade de comunicação e visão socioambiental. 

Para isso, o profissional necessitará de discernimento, senso crítico, criatividade, racionalidade, capacidade de conceber, de se comunicar e de agir, para estabelecer uma relação participativa com os sujeitos sociais de um território ou de uma cadeia produtiva. 

O egresso do Curso de Agronomia do IFPR deverá ser um profissional: 

  • Generalista, responsável, crítico e ético;
  • Com visão sistêmica de desenvolvimento socioeconômico, bem como capacidade de comunicação e compromisso socioambiental; 
  • Capaz de atuar de forma lógica, reflexiva e criativa na identificação e resolução de problemas e capazes de ponderar o discurso e prática profissional, compreendendo as contradições sociais, políticas e econômicas da sociedade; 
  • Engajado nos processos decisórios da gestão das políticas para o campo; 
  • Capaz de conhecer e compreender cientificamente os fatores de produção combinando a eficiência técnica, econômica e ecológica com a relevância social da sua ação; 
  • Capacitado para se apoiar na realidade, caracterizando-a e buscando soluções para superar os problemas, a partir da conciliação do saber formal com o saber tradicional;
  • Capaz de perceber as transformações da sociedade e do mercado de trabalho, atuando de forma proativa em situações novas e emergentes; 
  • Apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente; 
  • Preocupado em manter-se atualizado em relação às tecnologias agropecuárias e agroindustriais e entender a importância da pesquisa científica, como meio de inovar e adquirir novos conhecimentos visando à resolução de problemas emergentes;
  • Capaz de desenvolver trabalhos em equipe, com espírito solidário para com seus pares e com a comunidade com a qual se relaciona; 
  • Com espírito empreendedor, potencializando a geração e aplicação de novos produtos, tecnologias e serviços, respeitando os preceitos de precaução ambiental com vistas ao desenvolvimento socioeconômico; 
  • Capaz de trabalhar com diferentes racionalidades agronômicas e estilos de agricultura, concebendo, projetando e manejando agroecossistemas sustentáveis e cadeias produtivas, levando em consideração eventuais limitações e potencialidades regionais;
  • Capaz de articular teoria e prática, mobilizando-as de maneira eficiente e eficaz para atender funções de natureza estratégica, ambiental, tecnológica e de sustentabilidade requeridas nos processos de produção de alimentos;
  • Comprometido com o desenvolvimento rural participativo, sustentável e solidário, em harmonia com o meio ambiente e com os sujeitos do campo, atuando como agente de mudança na gerência de sistemas agrícolas produtivos, de forma inovadora e pautada nos princípios da ciência e da ética profissional.

Estrutura Curricular