Estudante do Campus União da Vitória é selecionado para o English Immersion Program, realizado pela Embaixada dos EUA no Brasil – Campus União da Vitória

Ensino

O estudante do quarto ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Rhyan Stefanowicz, é um dos 107 estudantes de escolas públicas brasileiras selecionados para participar do programa English Immersion Program – EIP, realizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com os centros binacionais Brasil-Estados Unidos. O projeto tem como objetivo valorizar o ensino público, pela premiação de alunos que são modelo para as comunidades.

O programa, de uma semana de duração, oferece aos semifinalistas do processo de seleção dos Jovens Embaixadores a experiência de imersão integral na língua inglesa e na cultura americana. Todos os anos o programa foca num aspecto diferente da cultura dos EUA e requer que, ao fim do programa, os participantes façam uma pequena apresentação sobre seu tema.

A seleção, que contou com mais de sete mil estudantes inscritos, envolveu várias etapas, incluindo questionário, provas escrita e oral e envio de documentos comprobatórios. “Todas essas fases geraram um misto de ansiedade, nervosismo, especialmente ao realizar as provas, emoção e muito orgulho. A conquista por ser semifinalista me possibilitou muita experiência e aprendizado, pois compartilhei momentos com pessoas incríveis durante todo o processo”, descreve Rhyan.

Os pré-requisitos para se inscrever no programa é ser aluno de escola pública, com idade entre 15 e 18 anos, jamais ter viajado para os Estados Unidos, possuir boa fluência oral e escrita na língua inglesa, ter excelente desempenho escolar, ter perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativo e prestar trabalho voluntário.

Rhyan é voluntário no projeto Contadores de Histórias, desenvolvido pela seção de Biblioteca do Campus União da Vitória, que visita escolas e instituições realizando atividades e leitura de histórias de forma lúdica e interativa, com intuito de promover o hábito e prazer pela leitura.

“Estamos orgulhosos em saber que um dos nossos contadores de histórias está tendo a oportunidade de conhecer novos horizontes. O Rhyan participou ativamente de nossas atividades em várias escolas e instituições, e suas ações nas atividades com as crianças foram sempre muito responsáveis e animadas”, relata a auxiliar de biblioteca e coordenadora do projeto Contadores de Histórias, Viviane Traversin.

Normalmente o programa é realizado em Brasília, mas, em virtude da pandemia de Covid-19, a edição deste ano será realizada em formato on-line nos dias 26 de maio a 4 de junho. A Embaixada fornecerá toda a estrutura técnica-tecnológica, ferramentas e materiais necessários para que todos possam participar de maneira íntegra e ativa do EIP.

Para a professora de língua inglesa do campus, Alessandra Bender, a conquista de Rhyan servirá de inspiração para outros estudantes da unidade. “O Rhyan sempre foi um estudante dedicado e determinado, que viu no inglês uma oportunidade de realizar seus sonhos. Como professora, eu me sinto muito feliz por ter podido contribuir um pouquinho para concretizar os planos de um aluno tão especial e promissor”, destaca.

“Participar dessa iniciativa abriu portas para eu buscar novos horizontes e nunca desistir dos meus sonhos. Eu sou imensamente grato por todos os servidores e estudantes do IFPR que me apoiaram nessa jornada e que torceram por mim durante a minha aplicação”, finaliza Rhyan.